O lilás e suas variações estão colorindo os desfiles, sendo aplicados mesmo que em uma única peça em várias das coleções apresentadas nestas semanas de moda. Na verdade, os tons pastéis estão aparecendo bastante e ameaçando tomar um pouco do lugar das cores fluor neste verão. Talvez por conta da tendência lady like junto à normcore, mas o Verão 2015 está mais delicado, despretensioso e discreto.
Aparecendo desde a temporada assada, nesta o lilás realmente pegou ar e ganhou força, ainda mais de ter sido apontado pela Pantone, empresa considerada autoridade quando se fala de cores, como a cor do ano de 2014, aparecendo sob o nome de Orquídea Radiante. Descrita como expressiva e exótica, é uma cor moderna e versátil, apesar de aparecer esmaecida no lilás, ideal para criar harmonias elegantes e com charme, não importando a parte da composição onde você vai aplicá-la.
Super associada à silhueta feminina delicada, com aquele perfume de anos 50, de cintura marcada e saias rodadas, dá sim para fugir do visual meiguinha se esse não for o seu estilo. A opção é investir em peças com pegada mais sport para conquistar um visual mais elegante e que foge do óbvio. Invista nos casacos pesados e em peças de modelagem mais reta ou com ar masculino. Vale também a escolha por tecidos diferenciados, como a camurça usada no desfile de Derek Lam.
Muito além das roupas e acessórios, você pode aplicar o lilás livremente na área de beleza, é só ter o cuidado para não ficar over. Na maquiagem, a grande aposta é nas sombras, que podem vir combinadas com tons neutro ou dominando as pálpebras móveis sozinhas. Nas unhas, dá para ir de manicure tradicional ou investir nas nail arts mais discretas, que combinam detalhes em outras cores, tonalidades variadas do lilás ou metalizados como prata e dourado. Os mesmo nos cabelos, seguindo a nova moda dos cabelos em tons pastéis.
Para montar o look, você pode usar o lavanda como ponto de cor nos acessórios, eleger uma peça com a tonalidade ou mesmo montar uma composição onde a cor seja predominante. As regras do jogo é você quem decide. E nada de ficar cheia de receios! Quem disse que não dá para combinar o lilás com outras cores mais vivas (como a moça fez com o blazer verde aí em cima) ou que você não pode ser super ousada, como Kelly Osborn, e adotar o cabelo tingido com no tom da estação? É só questão de manter a elegância e escolher boas peças e itens, combinando-os de forma que agradem o olhar.
Preparada para aderir ao lilás?
Fotos: Reprodução