Obesidade Infantil – Como Evitar?

Comportamento|Crianças|Saúde

A obesidade infantil é uma doença que vem crescendo cada vez mais no Brasil e engana-se quem pensa que ela é apenas mais um problema estético, que incomoda devido a “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Mas o que fazer para evitar esse mal?

Geralmente, nas crianças o aumento de peso ocorre devido a fatores como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos e problemas na convivência familiar. Para que você previna seu filho contra a obesidade e o ajude a ter uma vida sempre saudável, o Pátio Hype listou algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas.

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Os pais são os que compram a comida, cozinham os alimentos e decidem onde ele será ingerido. Portanto, conscientize-se que mesmo que sejam pequenas mudanças, elas podem fazer uma grande diferença na saúde do seu filho. Então, na luta contra a obesidade infantil invista nas frutas, legumes e vegetais. Prefira alimentos integrais aos refinados e evite alimentos como biscoitos, bolachas e refeições prontas.

ATIVIDADE FÍSICA

Além de queimar calorias, os exercícios físicos também ajudam a fortalecer os ossos e músculos das crianças, melhoram seu humor e ajudam no sono. Outro fator importante é que o incentivo à atividade física na infância pode fazer com que a criança mantenha esses hábitos no futuro, evitando a obesidade ao longo da vida.

MUITA ÁGUA

É importante incentivar a criança a beber bastante água, pelo menos dois litros por dia. A água é importantíssima no bom desempenho das funções do organismo, principalmente para quem pratica atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.

Lembrando que a obesidade infantil é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se a criança já está acima do peso, é fundamental que os pais procurem ajuda médica, pois quanto mais cedo for tratada, maiores são as chances de cura.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter