Item desejo da semana – Vestido jeans de todos os jeitos!
22 de agosto de 2016
Estoril recebe programação especial do Dia do Folclore nesta segunda-feira (22)
22 de agosto de 2016

A restauração minuciosa para manter toda a estrutura original do Teatro São José já foi iniciada. Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Fortaleza deu início ao projeto do novo equipamento cultural, orçado em cerca de R$ 6,2 milhões. O tempo de duração da obra será de 18 meses e o prédio que terá um total de 1.446 m² de área construída, contará com rampas de acesso, piso tátil, mapas em braile e vagas para deficientes, idosos e ambulância, com capacidade total para 370 pessoas.

O projeto do novo Teatro São José, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), prevê a restauração dos elementos decorativos de fachada, molduras, frisos e estátuas, além de nova cobertura metálica com tratamento acústico, climatização e novos espaços.  “A obra de requalificação do Teatro São José é um sonho antigo da cidade e dos artistas de Fortaleza. Desde quando ainda tinha um caráter de funcionamento particular, o equipamento sempre prestou grandes serviços a nossa cidade. Fechado, deixa uma lacuna imensa. Pela sua história e localização privilegiada, com um pé no Centro e outro na Praia de Iracema. O Teatro São José, devidamente restaurado e reaberto, terá papel protagonista no futuro da cultura da nossa cidade”, destaca o Secretário da Cultura de Fortaleza, Magela Lima.

TeatroSaoJose1

Adaptado às normas de segurança do Corpo de Bombeiros e acessibilidade universal, as obras de restauro do Teatro são fiscalizadas pela Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), já que o Teatro São José é um bem tombado. Essa fiscalização também será acompanhada pelo Iphan. Quanto ao investimento, os recursos do restauro são provenientes da Prefeitura de Fortaleza e, além disso, contam com o apoio do Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que destinou uma verba total de R$ 1.190.000,00.

 Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *