Com investimento de R$25 milhões, oriundos de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra de construção do túnel da Avenida Engenheiro Santana Júnior sob a Avenida Padre Antônio Tomás começa a tomar forma. Atualmente, o percentual da obra é de aproximadamente 70%.
O equipamento, com 210 metros de extensão e 23 de largura, depois de pronto contará com três faixas de sentido de tráfego, sendo uma exclusiva para ônibus. A obra segue com os serviços de escavação do túnel, implantação de calçadas, ciclovia e construção de um mirante com vista para o Parque do Cocó.
No local, já foi finalizada a construção da alça complementar, que muito em breve, possibilitará o acesso de quem segue na Av. Engenheiro Santana Júnior com destino aos bairros Cocó e Cidade 2000. O projeto da alça conta com uma pequena cobertura em concreto, que servirá de travessia para pedestres. Todo o entorno do túnel da Avenida Engenheiro Santana Júnior será acessível tanto para pedestres como para ciclistas, com a implantação de vias exclusivas para o modal e calçadas ao longo de toda a avenida.
Nesta etapa da obra os serviços se concentram na coberta do túnel, com a construção da laje central do equipamento, onde já é possível perceber como ficará o acesso de veículos na Av. Padre Antônio Tomás, após a conclusão das obras. A via passará por cima do túnel e permitirá o tráfego nos dois sentidos da avenida, interligando os bairros Aldeota e Cidade 2000.
A obra do túnel da Avenida Engenheiro Santana Júnior prevê ainda a requalificação do canteiro central, a implantação de novas estações de ônibus, drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica. Os semáforos existentes naquele cruzamento serão eliminados, proporcionando o fluxo expresso do transporte público através do túnel, ligando a Cidade dos Funcionários ao Papicu (pela Avenida Engenheiro Santana Júnior) e o Centro à Cidade 2000 (pela da Avenida Padre Antônio Tomás).
Fotos: Reprodução.