Em 1954, em Pacoti, nasceu o menino Francisco Wagner Nepomuceno, um encantado por e pela natureza. Em sua memória visual a paisagem natural do pequeno município do Maciço de Baturité projetou-se para a arte. O Espaço Cultural Correios de Fortaleza expõe uma coleção de 26 criações do artista plástico, um acervo de pluralidades: as diferentes Pacotis. Entre óleos sobre tela, aquarelas e gravuras, a mostra “A Obra Múltipla de Francisco Wagner” ficará aberta aos visitantes até o dia 9 de agosto.
De acordo com o curador da mostra, o artista plástico Roberto Galvão, a seleção de 26 obras contempla vários núcleos que podem levar o espectador a compreender os caminhos do processo criativo de Francisco Wagner, “da figuração quase realista à abstração quase informal; e a perceber o variado repertório técnico que emprega na sua busca por formas de expressão: óleos, aquarelas, desenhos e xilogravuras”.
Processo criativo esse que se pauta essencialmente no labor diário. “Sou um artista disciplinado, não acredito nada sem disciplina”, enfatiza o pintor, desenhista e gravador Francisco Wagner. “Trabalho todo dia como em qualquer outro trabalho. Não existem moldes de concepção fantástica, existe o laboro de que você tem que fazer sua própria existência. É um esforço contínuo”, explica.
Outras informações
A Obra Múltipla de Francisco Wagner, no Espaço Cultural Correios ( Rua Senador Alencar, 38 – Centro ), de 28 de maio a 9 de agosto. Contato: (85) 3255-7262.
Fotos: Reprodução/Diário do Nordeste