A titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, informou na tarde da terça-feira (17) que as obras de requalificação da nova Praça Portugal seguem em uma nova fase. A partir desta semana, serão feitas novas ações das obras, como a preparação para o novo piso e início da fiação para a iluminação branca.
Com a reforma da praça, a Av. Dom Luís será alargada e passará a ter quatro faixas, sendo uma exclusiva para o transporte público. A faixa para bicicletas era interrompida na rotatória, mas, agora, a implantação será contínua. Para melhorar a travessia dos pedestres, a Prefeitura implantará passagens elevadas, facilitando o acesso à área central e oferecendo mais segurança.
A nova Praça Portugal atenderá quatro focos: urbanidade e maior acessibilidade, potencial de lazer e de turismo, prioridade e rapidez para o transporte público e vias acessíveis para todos os modais. Com o novo equipamento as quatro pracinhas laterais ficarão juntas com a calçada, aumentando desse modo a área pública.
Estruturalmente, a praça terá seu espaço aumentado em 37,76%, passando de 7.545,49 m² para 10.394,12 m², fazendo com que sejam cinco novos espaços de convivência totalmente acessíveis, com novos mobiliários urbanos, paraciclo, espaços de lazer e projeto luminotécnico com lâmpadas de LED, por exemplo.
Outro destaque do equipamento é em relação à área verde, que será ampliada. A Praça conta com 114 árvores no total e mais outras espécies nativas serão plantadas e podas nas copas das árvores serão feitas para garantir uma melhor saúde das plantas.
“Mudamos o projeto inicial da Praça Portugal graças à preocupação do prefeito Roberto Cláudio em ouvir o que a cidade queria. Queremos devolver para os fortalezenses um novo espaço, com mais lazer e acessibilidade para todos”, comentou Águeda.
A execução da nova Praça Portugal foi viabilizada pelo Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes, da Seuma e pelas construtoras C.Rolim, Marquise, Mercurius e Fujita. Iniciada em 18 de abril, a Praça Portugal deverá ser concluída no início de setembro próximo.
Fotos: Reprodução.