Obras gregas bem diferente do que imaginávamos

Arte|Conheça Melhor|Cultura

Obras de arte e construções perdem suas cores e no processo de restauração, por mais detalhista que seja, ainda é bem difícil reproduzir fielmente as características originais. Contudo, segundo o site Cliografia, estudantes de arte descobriram padrões perdidos em antigas estátuas gregas e utilizando de iluminação conseguiram definir as cores exatas de obras antigas.

A técnica chamada “raking light”, tem sido usada na análise artística e, quando usada em pinturas, torna claramente visíveis as pinceladas, assim como sujeiras e imperfeições. Em estátuas, o efeito é levemente sutil, mas ops detalhes mais elaborados se tornam visíveis.

Com a utilização da técnica, foi feita uma exposição chamada ‘Gods in Color: Painted Sculpture of Classical Antiquity‘ (Algo como “Deuses em cores: escultura pintada da antiguidade clássica“).

Interessante como essa técnica contribui na arte de restauração, não é mesmo? O mais legal é que muitas das obras nos surpreendem, indo na contramão das características que imaginávamos.

 

Fontos: Reprodução/ Fonte de pesquisa: hypeness

Inscreva-se na nossa newsletter