A época em que usar óculos era feio, vergonhoso e dava a impressão de envelhecer já passou. Muitas marcas estão investindo na ciração de modelos para todos os gostos e de acordo com a moda atual. Quadrados, redondos, ovais, coloridos, metálicos… As opções são muitas. E o mais importante para boa parte das pessoas é a estética.
Segundo a consultora Diana Santiago, o vendedor deve levar em conta o perfil do rosto, o estilo da pessoa e o tipo de lente que será usada. Na loja que Diana trabalha, existe de 800 a 1000 óculos disponíveis a venda. E fica fácil entender porque tantas pessoas se confundem na hora de escolher que óculos usar. O No Pátio procurou dicas para você fazer a melhor escolha. Confira!
Rosto Redondo
Para quem tem o rosto redondo, o ideal é usar armações mais quadradas e retangulares para amenizar a linha do rosto. As armações mais escuras e de espessura média a grossa ficam bem nesse tipo de rosto.
Rosto Quadrado
Segundo a consultora Diana, esse é o tipo de rosto mais fácil de encontrar bons óculos, pois eles combinam com todos os formatos de armações. Mas seguindo a regra do rosto redondo, é bom evitar usar óculos quadrados. O rosto oval se assemelha ao rosto quadrado e por isso fica bem com a maioria das armações, só tomando cuidado com óculos ovais.
Rosto Triangular
O rosto triangular por possuir um contraste entre o tamanho da testa e do queixo, o ideal é usar óculos menores, segundo a consultora. Pois isso torna o rosto mais harmônico em suas proporções. Se preferir por detalhes, deixe-os para a parte de baixo da armação.
Homens
Para os homens, a dica é combinar estilo com perfil do rosto. Porém, Diana nos informa que a maioria dos homens prefere óculos clássicos. Mas lembre-se que os óculos são uma informação a mais no rosto e para aqueles que usam barba e/ou bigode, é bom ter atenção para não usar óculos grandes e com armações grossas. Vai parecer que você está mascarando o rosto todo. O ideal é usar lentes finas e sem armações aparentes. E os óculos não precisam demonstrar sua idade. Comece a escolha pelo estilo de vida e trabalho.
Óculos infantis
Para as crianças, os óculos são feitas com armações em acetato. “Porque elas não tem as plaquetas que incomodam, são mais resistentes a quebra e acomoda melhor no rosto das crianças”, garante Diana.
As armações não devem cobrir as sobrancelhas. O olho deve sempre ficar no centro da lente. E o mais importante é o conforto que a armação proporciona. Não adianta ter óculos bonitos, cheios de estilo e combinando com o rosto se ele incomoda no nariz ou nas orelhas. Aproveite as dicas para trocar os óculos e garantir um estilo a mais no visual do dia a dia. As lentes se avançaram bastante e já é possível encontrar lentes bem finas, acabando com o incomodo de andar por aí com lentes enormes.
Fotos: Reprodução