Na manhã da última quinta-feira (25), o XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur) promoveu uma oficina de Turismo Comunitário. O encontro, que foi aberto na quarta-feira à noite, reuniu mestrandos e doutorandos, pesquisadores e docentes de todo o Brasil, na sede da Universidade do Parlamento (Unipace), anexo II da Assembleia Legislativa. A programação segue até hoje (26).
Para a mestre e doutora em Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Yolanda Flores e Silva, o Turismo Comunitário relaciona-se com a “transversalidade na qualificação e competitividade” no setor, que é exatamente o tema desta edição do seminário. Segundo ela, essa “transversalidade” diz respeito a todas as áreas de conhecimento que envolvem o turismo, sejam ele a infraestrutura das cidades, a gastronomia, a cultura, o lazer, a acessibilidade (turismo social), a violência, entre outros.
Na parte da tarde, os debates abordaram temas como “Transversalidade nas pesquisas em território, planejamento e sustentabilidade”; “Pesquisas de gestão”; “Formação em Turismo”; “Cultura, gastronomia e lazer” e “Pesquisa em Hospitalidade”, discutidos em mesas variadas. Nesta sexta, o professor doutor Scott Cohen, da University of Surrey, UK, realizara uma palestra. Ainda na programação, lançamentos de livros e grupos de trabalhos.
Fotos: Reprodução