Oficina gratuita convida crianças e jovens a criar parangolés inspirados em Hélio Oiticica

Agenda Cultural|Cultura

A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes está com inscrições abertas para a oficina Vestir a Cor, Dançar o Espaço: Experiências com Parangolés. Voltada para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, a atividade será conduzida pela artista visual Ana Lua.

A oficina propõe uma vivência prática e coletiva inspirada nos parangolés, obras-vestíveis criadas por Hélio Oiticica nos anos 1960. Ao longo dos encontros, os participantes vão explorar cores, formas, gestos e materiais diversos, criando suas próprias peças como capas, bandeiras ou esculturas em movimento. O processo envolve ainda experimentações com o corpo, o som e o espaço, sempre em clima de investigação e expressão criativa.

Os encontros acontecerão nos dias 6, 13, 20 e 27 de setembro e 4 de outubro, sempre das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas via formulário on-line até às 18h do dia 4 de setembro.

O que são os parangolés?

Os parangolés surgiram como uma forma de transformar o espectador em parte da obra de arte. Criados pelo artista brasileiro Hélio Oiticica (1937–1980), essas peças são compostas por tecidos, plásticos ou outros materiais, com ou sem palavras e símbolos inseridos. Em forma de capas, faixas ou mantos, os parangolés ganham vida quando movimentados por quem os veste.

Segundo o Projeto Hélio Oiticica, o nome teria aparecido após o artista encontrar, em uma visita a um morro do Rio de Janeiro, uma placa improvisada com os dizeres “Aqui é o Parangolé”. No Rio, o termo também é usado como gíria para se referir a uma conversa confusa ou cheia de voltas.

Serviço
Oficina Vestir a Cor, Dançar o Espaço: Experiências com Parangolés, com Ana Lua
Período: 06, 13, 20, e 27 de setembro e 04 de outubro
Horário: 8h às 12h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Inscrições até as 18h do dia 4 de setembro

Fotos: Reprodução/ Fonte: PMF

Inscreva-se na nossa newsletter