Olimpíada de Língua Portuguesa 2016: Ceará é o primeiro estado a aderir à competição

Acontece|Brasil|Ceará|Educação

O exercício da produção textual possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade à escola. Com o tema “O lugar onde vivo”, a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro já está com inscrições abertas para este ano.

Esta é a 5° edição da iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O Ceará foi o primeiro estado a se inscrever na competição, e Ocara a primeira cidade cearense. Secretarias estaduais e municipais de educação devem realizar a inscrição até o dia 30 de abril.

O objetivo do concurso é  de que os estudantes resgatem histórias e aprofundem o conhecimento sobre comunidades e territórios. “Além da estratégia para apoiar os professores e incentivar a escrita e a leitura em sala de aula, o programa busca ressaltar a riqueza de repertório do Brasil. O jovem se sente muito mais motivado quando escreve sobre o lugar onde mora”, observa Ângela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social.

Olimpíada de Língua Portuguesa 2

Podem participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, professores da rede pública e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A competição ocorre a cada dois anos e é dividida nas seguintes categorias:

– Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental;

– Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental;

– Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio;

– Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Criado em 2002, o Programa Escrevendo o Futuro transformou-se em política pública somente no ano de 2008, por meio da parceria com o Ministério da Educação e a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter