O problema das mudanças climáticas é um tema bastante abordado quando se fala em meio ambiente. Há um certo tempo, apenas falava-se sobre ela, hoje nós já sentimos na pele essas mudanças.
Um relatório da Organização das Nações Unidas, a ONU, que vazou para a imprensa essa semana informa que as mudanças climáticas são uma realidade e que isso já se tornou irreversível.
Segundo o relatório, o problema tende a ficar ainda pior. “A emissão contínua de gases de efeito estufa provocará um maior aquecimento e, de longo prazo, mudanças em todos os componentes do sistema climático, aumentando a probabilidade de um impacto severo, generalizado e irreversível para as pessoas e os ecossistemas”.
Ou seja, se as emissões de gases de efeito estufa não forem mais controladas e limitadas, o risco de a mudança climática chegar a ser até muito alta até o final do século XXI é bem grande. Especialistas já advertem que é provável que, em breve, as temperaturas subam mais de 2 graus celsius em relação à média, chegando a uma variação de até 3,7 graus.
O relatório concluiu também que os esforços para combater as alterações climáticas têm sido insuficientes. “As mudanças climáticas que já ocorreram tiveram impactos generalizados e consequentes sobre os sistemas naturais e humanos.”
Com 127 páginas, este relatório resume outros três relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Ele só será publicado oficialmente em novembro, após uma conferência da ONU em Copenhague, por isso ele ainda pode vir a sofrer algumas alterações.
Não custa repetir que esse é um problema sério e que, de uma forma ou de outra, acaba afetando a vida de todos nós. A seca, que outrora era um problema que castigava apenas o sertão nordestino, chegou ao sudeste do país afetando a produção de energia da região.
Não podemos viver pensando que esse não é um problema nosso. É sim! E o mínimo que cada um puder fazer, já é alguma coisa. Faça a sua parte em casa, economize água e energia, faça coleta seletiva e cobre dos seus governantes mais planos e ações que envolvam a sustentabilidade.
Fotos: Reprodução