Uma cidade com menos carros particulares, por meio de alternativas que beneficiam o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente. Parece um sonho, não é? Mas em Fortaleza ele já caminha em direção oposta à utopia. Em coletiva de imprensa, que está marcada para ocorrer as 14 horas de hoje, no Paço Municipal, o Prefeito Roberto Cláudio vai anunciar o início da operação do sistema de carros elétricos compartilhados na cidade.
Na ocasião, o chefe do executivo municipal também apresentará os modelos dos veículos, assim como os detalhes de utilização e as empresas que irão patrocinar e operar o sistema. O projeto é inspirado na cidade de Paris, na França, que tem veículos elétricos espalhados em 900 estações pela cidade.
O sistema de carros elétricos compartilhados é pioneiro no Brasil e vai ampliar as ações para uma mobilidade mais sustentável com um novo modo de transporte em Fortaleza, incentivando e consolidando o conceito de compartilhamento na cidade.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o projeto de compartilhamento de veículos visa à integração com os demais modos já existentes e os ônibus, que estão em crescente desenvolvimento de suas infraestruturas, com ciclovias, ciclofaixas e faixas exclusivas de ônibus.
Saiba mais:
Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Fortaleza anunciou que a capital cearense terá dez estações com 15 carros compartilhados. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, a ideia é expandir o sistema de carros elétricos compartilhados progressivamente, com base na avaliação dos usuários.
Com a iniciativa espera-se diminuir a emissão de gases de efeito estufa, já que os veículos não utilizam gasolina, além de incentivar a carona amiga e reduzir a quantidade de carros na cidade.
Serviço
Coletiva de imprensa para o início do sistema de carros elétricos compartilhados
Data: 28 de junho (terça-feira)
Local: Prefeitura de Fortaleza – Auditório (Rua São José, 01 – Centro)
Horário: 14 horas
Fotos: Reprodução.