Está com o nome sujo? a falta de controle financeiro e o endividamento fazem parte do cotidiano de dezenas de milhares de Brasileiros. Mas, você sabia que com algumas atitudes inteligentes e uma boa organização financeira é possível fugir das dívidas e regularizar a sua situação fiscal? Pensando nisso, o Pátio Hype separou 4 dicas para organizar as contas.
De início, ninguém quer começar o ano devendo, não é verdade? A falta de organização acrescida das compras e presentes de fim de ano levam a fatura do cartão lá pra cima e as dívidas começam a aparecer
Porém, independente do tamanho dos débitos, sempre existe um jeito para resolver esse problema e com um pouco de paciência e com as dicas que vamos dar, é possível quitar todas as dívidas. Dá só uma olhada!
Dicas para se livrar das dívidas
1 – Saiba quanto você deve
O primeiro passo para quitar as dívidas é saber o quanto você deve. Logo, faça um levantamento dos valores de todas as contas pendentes, considerando todas as suas características.
Por isso, saiba o valor inicial de cada dívida, taxa de juros, número e valor de parcelas, contato do credor e custo efetivo social. Em seguida, ordene por ordem decrescente de taxa de juros. Uma vez que, quanto maior os juros, maior o valor final da dívida ao longo do tempo.
2 – Faça um plano de ação
Em segundo lugar, depois de fazer o levantamento das dívidas, é preciso montar um plano de ação para pagá-las, priorizando sempre os débitos com as maiores taxas de juros.
Ainda assim, cuidado para não deixar essa dica de lado, combinado? Já que, é crucial ter um planejamento financeiro bem definido para conseguir limpar o nome.
Portanto, pegue uma caneta e um papel e veja quanto dinheiro você consegue poupar mensalmente. Feito isso, defina um percentual da sua renda líquida mensal para destinar aos pagamentos das suas contas atrasadas.
Além disso, pense no que pode fazer para reduzir gastos e aumentar sua renda. E, não esqueça de buscar uma negociação com o credor na tentativa de conseguir melhores condições de pagamento.
3 – Troque as dívidas sempre que possível
Além de negociar, é possível trocar as dívidas mais caras por outras mais baratas, visando alcançar o menor montante possível e melhores condições de pagamento.
Normalmente, dívidas de cartão de crédito e o cheque especial possuem as taxas mais altas de juros e acabam endividando muita gente. Assim, buscar crédito com taxas menores pode ser uma solução.
Outra boa opção é solicitar um empréstimo online. Assim, você poderá pagar todas as suas dívidas com taxas mais altas. Ah! vale lembrar que os empréstimos possuem taxas de juros mais baixas com parcelas que cabem no seu bolso.
4 – Pare de gastar!
Essa talvez seja a dica mais importante dessa matéria. É fundamental que você crie bons hábitos financeiros e pare de gastar. Até porque, não adianta nada pagar todas as dívidas e continuar com os mesmos comportamentos que te levaram ao endividamento.
Com isso em mente, busque estudar sobre educação financeira, leia livros de finanças pessoais, faça cursos de planejamento, gerencie seus ganhos e gastos e, viva sempre um degrau abaixo do que ganha, poupando mês a mês para conseguir uma aposentadoria tranquila.
Por fim, utilize aplicativos para organizar as finanças e começar a investir
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo sobre o que mais você quer ver por aqui. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: reprodução.