A operadora de telefonia Oi, ocupou o primeiro lugar em reclamações em 2011. Foi o que afirmou o relatório do Programa de Orientação e Defesa ao Consumidor (Procon-Fortaleza). A empresa está na frente de todas as outras operadoras de telefonia do Ceará, inclusive as de telefonia móvel: TIM, Claro e Vivo. Entre as reclamações listadas a Oi ficou com 472, seguida da Tim (256), Claro (165) e Vivo (70). As falhas no serviço da operadora só confirmam o fato de tantas reclamações, na última segunda (16), os usuários da empresa ficaram sem receber e fazer ligações.
A Oi disse por meio de sua assessoria ao Jornal O Povo, que o problema que levou a paralisação do serviço na segunda-feira, se deu por conta de uma falha de equipamento na Central da Aldeota, isso ocasionou um congestionamento nas chamadas local e longa distância em alguns bairros da capital no final da tarde, mas segundo a empresa, ainda na noite do mesmo dia o serviço já tinha sido restabelecido. “Eles (Oi) alegam que é a maior operadora, que têm uma base de linhas muito grande, mas é muito problemática. Com muita frequência os consumidores reclamam de abusos na conta. Têm dias que ela tem um apagão que ninguém consegue falar”, avalia o secretário do Procon-Fortaleza, João Ricardo Vieira.
Não é de hoje que o consumidor cearense sofre com com a má prestação de serviços das operadoras de telefonia que atuam no estado. Ainda no ano passado houve toda a problemática com a TIM que chegou a ser proibida de habilitar novas linhas. João Ricardo lembra que o consumidor tem que estar atento, principalmente no que diz respeito as faturas de contas. “Se encontrar algo que compreenda que não foi solicitado e não pedido, o consumidor deve se dirigir ao órgão de defesa e reclamar”. O consumidor ainda pode reclamar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O importante é não deixar passar, se paga caro pelo serviço de telefonia no Brasil, o mínimo que a população pode exigir é um serviço de boa qualidade.
Foto: Reprodução