Orgulho Além da Tela: a produção da Globo sobre personagens LGBTQIA+ que marcaram a história

Streaming

O Mês do Orgulho LGBTQIA+ está chegando ao fim, mas todo dia é dia de celebrar a diversidade e combater o preconceito. E na onda de mostrar a evolução em termos de diversidade, a Rede Globo possui uma minissérie para lá de interessante. Estamos falando de Orgulho Além da Tela, uma produção voltada a mostrar personagens LGBTQIA+ que marcaram a história da dramaturgia e da emissora.

Orgulho Além da Tela conta com 3 episódios. Ao longo desses episódios, a série faz uma retrospectiva sobre importantes e marcantes personagens LGBTQIA+ que passaram pelos programas da Rede Globo, desde seu princípio, seguindo até os dias atuais. E, paralelamente, mostra como a pauta LGBTQIA+ foi evoluindo na sociedade enquanto reflete essa evolução mostrada nas telinhas. Para isso, além das entrevistas, a série ainda traz bastidores e curiosidades sobre como personagens LGBTs foram retratados e suas histórias foram contadas. Inclusive, na série descobrimos o que aconteceu com a famosa cena do beijo gay gravado para América, mas que nunca foi ao ar.

“O recorte foi feito em cima de personagens que tiveram mais espaço dentro das novelas. E que foram importantes para criar um diálogo com a sociedade. A gente começa com o primeiro personagem, feito pelo Ary Fontoura em 1970. E, a partir daí, vamos destacando outros que fizeram essa história avançar”, contou a diretora geral Antônia Prado em entrevista ao portal Observatório G.

Ficção e realidade se unem em Orgulho Além da Tela

Personagens marcantes como Felix (vivido por Mateus Solano), de Viver a Vida, e o desfecho emocionante entre ele e seu pai (vivido por Antoni Fagundes), é só um de vários exemplos de como a produção pretende mostrar a importância da pauta nas televisões brasileiras. Além de mostrar personagens LGBTs, Orgulho Além da Tela também traz entrevistas e depoimentos. Autores, atores e outros pessoas envolvidas com as produções realizadas pela emissora falam sobre como foi trabalhar este tema.

Orgulho Além da Tela

Então, segundo o redator da série Lalo Homrich, mais de 50 pessoas foram entrevistadas. Mas quem esteve do outro lado das telinhas também não ficou de fora. Isso porque espectadores e fãs de novela também foram entrevistados para falar sobre como suas vidas afetadas por personagens LGBTQIA+.

A diretora geral finaliza explicando que a série vai abordar o tema em diferentes níveis. “O documentário traz três camadas diferentes em todos os episódios. A primeira é quase uma enciclopédia desses personagens e como eles foram retratados, com cenas da época e um recorte cronológico. Na segunda, autores, diretores, atores e pessoas envolvidas com a obra falam do backstage das cenas, contando um pouco sobre o fazer televisão e curiosidades de cada novela. E a terceira camada são as pessoas LGBTQIA+ e seus familiares que mostram o impacto das novelas nas suas vidas, deixando claro como a arte se inspira na vida e como a vida pode ser impactada pela arte”.

Ficou a fim de ver? Orgulho Além da Tela está no Globoplay.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter