Os 10 países mais pacíficos do mundo

Comportamento|Estilo de Vida

O mundo está cada vez mais uma loucura e a violência vem aumentando em números alarmantes, mas você sabia que em alguns países a paz ainda reina absoluta?

Desde 2007, todos os anos o Índice Global da Paz é emitido pelo IEP (Institute for Economics and Peace – Instituto de Economia e Paz). Esse índice é baseado em estudos feitos em todos os países, incluindo medidas internas e externas para a contenção da violência. Daí, sai as listagens dos países mais pacíficos e tranquilos de se viver no mundo.

O No Pátio traz hoje uma lista com os atuais 10 países mais pacíficos do mundo, confira!

10– Japão

10pacificos_nopatio11

Um dos países mais encantadores culturalmente, o Japão tem a terceira maior economia do mundo. Desde a Segunda Guerra Mundial o Japão se tornou um país tranquilo, com pouco conflito interno e baixa criminalidade. O país se instala em uma força de segurança interna, a fim de manter a paz.

9- Suíça

10pacificos_nopatio10

De acordo com o IEP, os suíços mantêm um governo que funciona bem e uma cultura política aberta. Ilustrando a qualidade do governo, a Suíça recebeu a pontuação mais baixa para a instabilidade política. Está também entre os países que têm os mais baixos níveis de crimes violentos. Embora a Suíça seja conhecida por sua neutralidade em questões políticas regionais, internacionais e globais, mantém fortes relações diplomáticas com vários países ao redor do mundo.

8- República Checa

10pacificos_nopatio9

Um país relativamente novo, a República Checa ganhou sua independência do bloco soviético em 1989. Após a divisão da Tchecoslováquia, a República Checa se concentrou na construção de uma economia capitalista forte, criando um clima estável para o investimento. Em 2009, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) classificou a República Checa como um país de “Desenvolvimento Humano Muito Elevado”. Conhecida principalmente por sua magnífica capital Praga e beleza natural de tirar o fôlego, o país atrai turistas de todo o mundo.

7- Bélgica

10pacificos_nopatio8

De acordo com o Índice Global da Paz, a Bélgica é um dos melhores e mais pacíficos lugares para se viver na Europa e na Terra. Bruxelas, capital da Bélgica, é a casa da União Europeia. Bélgica possui cidades medievais, prefeituras bonitas, castelos majestosos e beleza natural cativante. As taxas de homicídio e prisão são baixos no país, embora a Bélgica tenha vivido uma crise dentro de seu governo durante o período 2008-2011.

6- Islândia

10pacificos_nopatio7

A Islândia também foi classificada como um dos países mais pacíficos do mundo. Ela fica de fora dos principais conflitos no mundo e raramente, ou nunca, chega às manchetes. Apesar do colapso dos bancos islandeses há vários anos, o país permaneceu como um lugar incrível e de espetacular beleza natural como suas enormes geleiras e vulcões.

5- Suécia

Um dos mais belos países escandinavos, a Suécia está localizada no extremo norte da Europa. Embora seja um dos maiores exportadores de armas no continente europeu, o país tem um nível muito baixo de roubos (apenas 9.000 por ano) em comparação com os Estados Unidos (cerca de 350.000 por ano)! De acordo com o Índice Global da Paz, a Suécia é um dos países mais pacíficos do mundo.

4- Eslovênia

10pacificos_nopatio5

Além de ser um país europeu muito bonito, a Eslovénia também está entre os países mais pacíficos do mundo. O país tem as suas marcas mais baixas no nível de criminalidade percebida na sociedade, no número de conflitos internos organizados, protestos violentos e número de guerras internas e externas travadas. Além disso, a Eslovénia é um destino turístico fantástico.

3- Singapura

10pacificos_nopatio4

O país tem trabalhado com as Nações Unidas e suas agências de apoio em uma grande variedade de esforços. Ele também participa de várias organizações globais, unilaterais e multilaterais, para promover a cooperação internacional, incluindo a OMC (Organização Mundial do Comércio). Singapura é um dos países mais pacíficos do mundo, bem como um dos países mais ricos do mundo. O homicídio e taxas de crimes violentos são mais baixas do que as taxas criminais.

2- Noruega

10pacificos_nopatio3

Muitas pessoas não esperam que a Noruega apareça na lista dos países mais pacíficos do mundo. Talvez, por causa de Anders Behring Breivik, assassino em massa. Claro, um incidente extraordinário, mas de acordo com o Índice Global de Paz, a Noruega é um dos países mais pacíficos do mundo e um lugar agradável e seguro para viver. A Noruega é o país com o mais alto nível de desenvolvimento humano no mundo, além disso, o governo de Oslo sempre coloca a paz nas prioridades do país.

1- Dinamarca

10pacificos_nopatio2

A Dinamarca está no topo da lista dos países mais pacíficos do planeta, já que é realmente um lugar seguro para viver. Mesmo quando Copenhague, capital da Dinamarca, estava sob ocupação dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, ainda não lutou. O ponto é que as pessoas que vivem na Dinamarca preferem se concentrar em questões econômicas, em vez de se envolver em vários conflitos armados. Dinamarqueses são muito amigáveis e abertos.

Quem já visitou países onde a violência não é um problema, como é aqui no Brasil, imagina a sorte e a felicidade que deve ser morar em um lugar assim. Tomara que um dia o nosso país também chegue lá, não é?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter