Recentemente, a revista Veja publicou uma matéria com os 10 lugares mais coloridos do mundo para conhecer. Claro que a equipe do Pátio Hype – que está sempre ligada a tudo o que acontece – leu a matéria, gostou e teve a ideia de fazer um post parecido, mas valorizando o que temos pertinho.
Por isso, selecionamos sete destinos mega coloridos para você visitar sem precisar sair do País. Veja que sejam através de formações naturais, enormes campos de flores, águas coloridas ou pela arquitetura, no Brasil também há muitos lugares em que as cores encantam e dão um charme todo especial aos ambientes.
1. Beco do Batman, São Paulo
O bairro da Vila Madalena está entre os mais boêmios da capital paulista graças aos seus bares, restaurantes, casas noturnas e até festas de rua. O que caracteriza o lugar é, principalmente, seu ambiente descontraído e sua atmosfera artística. E já que paredes brancas não dizem nada, nas vielas do bairro quem dá as cores é o beco do Batman, lugar de paredes tomadas pelo graffiti de artistas locais. Tela disputadíssima, os desenhos do Beco vêm se renovando desde os anos 1980. Para os amantes de arte urbana, não tem como visitar São Paulo e não dar um passeio por lá
2. Escadaria Selarón, Rio de Janeiro
A escadaria Selarón, na Lapa, é um símbolo da cidade. Ela foi desenhada pelo artista chileno Jorge Selarón, que morava logo ali e resolveu restaurá-la em 1990. O trabalho durou muitos anos, até que virou um cartão-postal. Selarón se tornou Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e a obra foi tombada. O destino do pintor e ceramista, responsável pela junção harmônica do conjunto vivo de azulejos, no entanto, foi trágico: em 2013, seu corpo foi encontrado carbonizado na própria escadaria que leva o seu nome.
3. Pelourinho, Salvador
O famoso bairro histórico de Salvador nos presenteia com suas cores durante o ano todo, além de ter uma extensa programação cultura, com apresentações musicais e artísticas. O nome que o batiza é uma alusão à coluna de pedra na qual os escravos eram expostos a castigos. Atualmente, sua atmosfera é muito mais alegre graças ao Olodum, que sempre se apresenta pelas ruas estreitas, e às fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim, amarradas por fiéis nas grades das igrejas e comercializadas aos montes como lembrança da viagem.
4. Santa Marta, Rio de Janeiro
É uma das maiores favelas da cidade. Pacificada em 2008, as cores da comunidade são fruto do projeto Favela Painting, que tornou Santa Marta um verdadeiro cartão-postal carioca depois que as casas foram pintadas por iniciativa de uma marca de tintas de construção
civil.
5. Olinda, Pernambuco
A vila pernambucana já foi considerada a mais rica do Brasil colonial. Tudo mudou durante a invasão holandesa, quando foi saqueada e incendiada. Hoje, restaurada e pintada, está na lista de cidades coloniais mais bem conservadas do país. Além das belezas naturais que a cercam, Olinda tem como marca suas casinhas multicoloridas e as manifestações culturais vibrantes, como o Carnaval de rua, com seus blocos de bonecos gigantes, e o contagiante ritmo do frevo.
6. Jardim de Inhotim, Minas Gerais
O maior museu a céu aberto da América Latina recebe cerca de 55 mil visitantes por ano. Por aqui, intervenções e obras de arte contemporânea ganham os espaços ao ar livre e mudam de acordo com a curadoria do museu. Além das cores das exposições artísticas, Inhotim tem um jardim enorme, com espécies de plantas exóticas, trilhas para caminhadas e, claro, muitas flores.
7. Serra de Guaramiranga, Ceará
Conhecer o Ceará é fascinante porque aqui temos mar, sertão e serra, nos dando a oportunidade de conhecer a diversidade natural do estado. Para quem busca uma visão diferente, o charme da serra de Guaramiranga promete encantar através das cores das flores nativas da região. Guaramiranga sem dúvida tem maravilhas que só indo até a cidade para conhecer, vivenciar e sentir o quanto é bom estar em um local encantador e próximo à natureza.
Que a Europa é deslumbrante, que Nova York é super moderna e que a Ásia tem praias fantásticas, isso é fato! Mas que tal valorizarmos o que temos pertinho daqui? O Brasil também nos presenteia com muitas cores e ainda há muitos outros lugares mais coloridos e fascinantes que não deu para listar nesta matéria.
Fotos: Reprodução.