Hoje é comemorado o “Dia Mundial da Saúde” e nesta data, criada com a finalidade principal de conscientizar a população sobre aspectos envolvidos com a saúde, o No Pátio traz algumas reflexões de especialistas sobre aquelas soluções rápidas e fáceis para emagrecer que toda mulher já buscou pelo uma vez na vida.
Não é de hoje que as pessoas procuram por dietas milagrosas. Seja excluindo algum alimento ou comprando o produto do momento, a cada dia surge um tipo diferente. Porém, é necessário entender que manter uma vida saudável depende de diversos fatores.
Segundo o endocrinologista e responsável pelo Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP, Dr. Marcio Mancini é fácil culpar determinados alimentos por problemas de saúde, como é o caso do açúcar e a obesidade, por exemplo. “No entanto, a doença é uma complicação multifatorial que depende muito mais de fatores genéticos do que da alimentação. Há muitos obesos que não consomem açúcar”, ressalta o médico.
Outros mitos sobre o ingrediente e sobre alimentação na busca por um estilo de vida saudável circulam em diversos canais, porém, é necessário ter em mente a importância do equilíbrio. Nesse momento o especialista ressalta que “precisamos nos recordar que comer deveria ser um momento em que nos sentamos, relaxamos e ingerimos uma combinação de diversos grupos alimentares. Nenhum alimento isoladamente é responsável por engordar ou desenvolver algum tipo de doença”.
O segredo está no consumo balanceado, qualquer alimento em excesso pode fazer mal, assim como as privações podem trazer malefícios. Para manter o corpo e a mente saudáveis o ideal, seja para emagrecer ou manter o peso é a reeducação e o equilíbrio alimentar, junto à prática de exercícios físicos e um sono adequado.
O cardiologista e nutrólogo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Daniel Magnoni, esclarece que é possível abarcar tudo dentro de uma dieta saudável, seja um doce, uma batata frita ou uma cerveja. O importante é não sentir culpa e lembrar de manter o equilíbrio e se exercitar sempre.
Portanto, vale lembrar que para garantir a saúde é necessário investir em uma alimentação de qualidade e não apenas se privar de certos alimentos. Basta promover um estilo de vida saudável que tudo dá certo!
Fotos: Reprodução.