Com o final do ano chegando muitos funcionários ficam na expectativa da festa de confraternização de sua empresa. Podem ser grandes eventos ou pequenos encontros que reúnem apenas a equipe de uma área específica, a festa do escritório costuma ser uma grande oportunidade profissional. Nela você pode estreitar as suas relações com os seus colegas de trabalho e manter conversas mais próximas e informais com os seus superiores.
Seja como for, caso você participe de alguma dessas festas, vale a pena seguir uma etiqueta para não “perder a linha” e acabar cometendo uma gafe atrás da outra e com isso se tornar a figura mais falada no dia seguinte. Para dar uma ajudinha e deixar você atento aos seus comportamentos, o No Pátio fez uma lista dos piores erros que você pode cometer na confraternização da empresa e dá dicas de como passar longe desses constrangimentos.
Beber demais
Sim, esse é o primeiro tópico da lista, e não precisamos nem falar que esse comportamento é inapropriado, especialmente pelas ações que a sua bebedeira pode gerar. A festa do escritório não é o lugar mais indicado para perder o controle sobre o que você faz e diz. Ficando bêbado você vai causar um constrangimento desnecessário aos seus colegas de trabalho e superiores. Além disso, lembre-se de que os seus chefes estarão lá, essa não é a imagem que você quer passar a eles, não é mesmo?
Usar roupas inadequadas
A festa geralmente acontece em horários nos quais você estaria no bar ou na balada. Mas isso não significa que você deve se vestir como se estivesse indo para esses lugares. Se vista como se fosse para o trabalho. Se você usa terno para trabalhar, não apareça de camiseta e calça jeans na festa (justinha então, nem sonhando). Como é uma ocasião especial, você pode colocar um acessório a mais ou optar por uma estampa diferente, mas não exagere. Evite peças muito curtas ou muito apertadas.
Bancar a sedutora com os colegas de trabalho
Talvez você já esteja muito interessada em alguém do seu escritório e veja a festa de confraternização como uma oportunidade para se aproximar, mas em geral essa não é uma boa ideia. Paquerar com os colegas de trabalho justamente na festa da empresa vai dar a chance para que outros comentem. E se você está fazendo isso sem nenhuma intenção concreta, vai sofrer ao ter de encontrar a pessoa no próximo dia de trabalho.
Fofocar
Em conversas com colegas, mantenha uma conversa positiva. Ficar falando mal da empresa e do chefe, por mais que problemas existam, só vai cortar o clima do evento. Sem contar que seu chefe pode ouvir e você ficar em maus lençóis.
Ser o último a deixar a festa
Não importa qual divertida seja a festa do escritório, ser o último a deixá-la não é uma boa ideia. Talvez as festividades tenham hora para acabar e sua empresa precise devolver a locação. Além disso, quanto mais tempo você passa na festa, mais chances você tem de exagerar na bebida e se tornar desagradável. Passe algumas horas, converse com os seus colegas de trabalho e chefes e despeça-se.
Fotos: Reprodução.