Em pesquisa recente publicada no Anuário Brasileiro da Comunicação 2014, realizada pela empresa Mega Brasil, a Comunicação Corporativa deixou de ser uma seção dentro da estrutura organizacional das empresas e hoje é um setor com vida própria, em um universo de mais de 600 agências especializadas (que se depuseram a participar da pesquisa) as receitas quando somadas chegam a um valor entre R$1,7 e R$ 2 bilhões.
Mas, estima-se que o número de agências em faturamento do setor, no mínimo, triplique, já que boa parte, inclusive as maiores com capital aberto preferem não participar por impedimentos inerentes à constituição de cada corporação, por questões estratégicas ou por outros motivos.
Uma pesquisa, mais específica, com 255 agências de comunicação no país, divulgou que apenas 36% informaram faturamento bruto que somou pouco mais de R$ 614 milhões em 2013. Sendo que 72,6% das agências estão na faixa de faturamento que vai até R$ 3,6 milhões ao ano, caracterizando-se como EPP (Empresa de Pequeno Porte), sendo que 19% estão na faixa de até R$ 360 mil (microempresas).
O grande desafio apontado pela pesquisa foi a de que mais da metade (55,1%) das empresas pesquisadas ainda não atingiram 15 anos de idade. Além disso, elas se concentram na região Sudeste e SP com índices dez vezes superiores aos números de agências registradas no segundo Estado colocado, que é o RJ. No Nordeste, estão localizadas apenas 8% das agências de comunicação.
No Ceará, a pioneira no setor foi a VSM Comunicação. Empresa que atua no âmbito nacional e mundial, a VSM Comunicação completa este ano, 25 anos de mercado e integra a maior Rede de comunicação corporativa do País, a S2 Publicom, que é ligada a duas das maiores empresas de RP do mundo: Weber Shandwick que tem atuação nas Américas, Europa, Oriente Médio, África e Ásia, e Golin Harris com atuação nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África, integrantes do Grupo Interpublic.
A VSM já conquistou vários prêmios nacionais (representando a Unimed Fortaleza) só no Sistema Unimed Brasil, sendo a primeira e única agência do Estado a conquistar o Prêmio Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (nas etapas Regional e Nacional), considerado o maior e mais importante Prêmio do setor.
Foi também, a primeira empresa do Estado a ter reconhecimento da Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara Municipal de Fortaleza em Sessão Solene realizada, no Plenário 13 de Maio na AL, em homenagem aos 20 anos de pioneirismo. Recebeu ainda Prêmio Nacional concedido pela CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, e foi uma das poucas agências a ser citada e ouvida entre as agências referências no País em recente caderno Especial elaborado pelo Jornal Valor Econômico (SP).
Na mesma ocasião, o diretor geral e controlador da VSM, Marcos André Borges receberá o Título de Cidadão Cearense. A Sessão Solene é de autoria do Primeiro Vice Presidente da Assembleia Legislativa, Tin Gomes e o Título de Cidadão Cearense pelo Deputado Dr. Sarto Nogueira, líder do Governo na Assembleia.
Um cearense que nasceu em Pernambuco
O jornalista Marcos André Borges é Pernambucano, nascido em Recife, e se radicou no Ceará no primeiro ano de idade. É fundador e controlador da VSM Comunicação, e reconhecido pelo seu pioneirismo e por suas conquistas inéditas que elevaram o nome do Estado nacionalmente e internacionalmente no setor. Filho de um cearense (de Sobral), Cássio Borges, com uma pernambucana, Mariinha Borges, Marcos André Borges é casado com a também jornalista Carla Matos Borges e têm duas filhas: Clara de cinco anos e Nina de um ano. Os principais hobbies de Marcos André é o convívio com a família, trabalhar muito na sua VSM, cultivar as amizades e torcer pelo Fortaleza Esporte Clube.
Fotos: Reprodução/VSM Comunicação