A agenda cultural desta semana está repleta de atividades e ações culturais gratuitas em vários espaços da cidade. Entre os destaques da programação estão oficina e cortejo de Maracatu, festival gastronômico de tilápia, no Mercado Cultural dos Pinhões, e o Programa Aulas Abertas, que promove aulas gratuitas de dança na Vila das Artes. Confira os destaques!
Nesta semana, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza realiza o projeto “Dia 25 é Dia de Maracatu” na Escola Municipal Dom Manoel da Silva Gomes. Com o objetivo de celebrar a expressão popular cearense e fomentar a cultura regional nas escolas municipais, a ação ocorre na segunda e terça-feira (23 e 24/09) com a oficina “Maracatucando: A arte de fazer maracatu, sua história, dança e ritmos”, e apresentação da agremiação Vozes da África, na quarta-feira (25/09), na quadra da escola.
Entusiastas do mundo da dança podem participar de aulas gratuitas na Vila das Artes. O Programa Aulas Abertas, realizada em parceria com o VIII Temporal – Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real, traz o professor Conrado Falbo com o tema “Voz em Movimento”, na segunda e terça-feira (23 e 24/09). Já na quarta e quinta-feira (25 e 26/09), as aulas serão com Drica Ayub, trabalhando o tema “O viver em dança: caminhos cotidianos de sobrevivência”. Inscrições por ordem de chegada.
Pra quem procura um programa gastronômico, a opção é conferir o festival Comida de Mercado “Tilápia Cearense”, no Mercado Cultural dos Pinhões, nesta sexta-feira e sábado (27 e 28/09). Realizada em parceria com o Sebrae, o evento conta com renomados chefs da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC) comercializando pratos alinhados com o tema, a base de tilápia, a preço acessível a partir de R$15. As atrações musicais ficam por conta do Dj Tomé, Dj Gomes, banda Cacimba de Aluá e banda Farra Dusbons com Jean Dumont.
A programação ainda conta com projeto Passeio Instrumental, no Passeio Público; Cineclube na Vila das Artes, Forró no Mercado da Aerolândia e muito mais!
Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fortaleza