Vamos de dicas culturais? Nesta semana a Prefeitura de Fortaleza oferece programações culturais gratuitas em diversos espaços e equipamentos públicos da cidade. A agenda tem como destaque a última semana de inscrição para o Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes; debate sobre histórias em quadrinhos, na Biblioteca Dolor Barreira; e apresentação musical no Theatro José de Alencar.
A Escola Pública de Dança da Vila das Artes está com inscrições abertas, até o dia 20 de janeiro, para o Curso de Formação Básica em Dança 2020. Destinado a crianças e pré-adolescentes com idades entre 8 e 13 anos, a atividade tem por objetivo fornecer subsídios práticos e teóricos para o desenvolvimento criativo de obras coreográficas. O curso tem duração de seis anos e é inteiramente gratuito. O edital encontra-se disponível em cultura.fortaleza.ce.gov.br.
Em janeiro, a Vila das Artes realiza mostra do cineclube Telas Aberta com o tema “Made In Bom Jardim”, todas as segundas-feiras. Com curadoria de Josenildo Nascimento, a mostra apresenta quatro sessões de obras cinematográficas antigas e recentes, todas realizadas pelo coletivo Bom Jardim Produções, situado no bairro que leva o nome da produtora. Na edição desta segunda-feira (13/01), às 18h, os filmes serão “Apenas Detalhes”, “Presença do mal” e “A Casa”.
Outra atividade gratuita é o já tradicional bate-papo “Quadrinhos em Foco”, na Biblioteca Dolor Barreira, nesta sexta-feira (17/01), às 14h. O tema desta edição é “A Invasão dos Desenhistas Brasileiros no Mercado de Comics Americano”, onde será abordada as implicações mercadológicas e artísticas dos desenhistas brasileiros no mercado de quadrinhos de super-heróis brasileiros. A atividade será ministrada pelo diretor da biblioteca, Eduardo Pereira.
Ainda nesta sexta-feira (17/01), às 19h30, O Grupo Murmurando CE realiza apresentação junto do mestre compositor e acordeonista Adelson Viana, no palco principal do Theatro José de Alencar, com faixa etária livre e entrada gratuita. O repertório apresentado é composto por músicas autorais e por melodias já conhecidas do grande público. O show é parte do projeto aprovado no VII Edital das Artes da Secultfor.
A programação ainda conta com Oficina de Marcador de Página, na Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel; Festival Gastronômico no Mercado Cultural dos Pinhões; música instrumental no Passeio Público; visitação aberta ao público no Memorial do Paço; e muitas outras atividades!
Fotos: Reprodução / Fonte: Secultfor