Os Gêmeos grafitam trens do Metrofor em Fortaleza, Sobral e Cariri

Acontece|Atualidades|Ceará

A arte urbana do grafite mesclada com folclore e histórias populares em grandes intervenções urbanas: é assim que muitos definem o trabalho da dupla de grafiteiros mundialmente conhecida como “Os Gêmeos”, que estão em Fortaleza para embarcar em mais uma etapa do projeto itinerante Wholetrain, que está completando quinze anos em 2017.

Juntamente com o grafiteiro ISE, Gustavo e Otávio irão pintar aproximadamente 40 vagões de 15 trens diferentes nas cidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. O trabalho teve início no dia 28 de abril em Fortaleza com os trens da Linha Sul e Oeste, que começaram a circular na terça (2). Para o Metrofor, empresa parceira do projeto, a pintura dos trens estimula a relação entre o público e o metrô, ao agregar uma linguagem artística que se comunica com as ruas e com a cidade, e assim contribui para a valorização e preservação do patrimônio público.

Sobre o Projeto Wholetrain

O  projeto — que já passou por São Paulo, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, João Pessoa, Natal, Vitória, São Luis, Maceió — teve início em 2002, quando Gustavo e Otávio criaram painéis em estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Para a realização, Os Gêmeos e ISE convidaram 13 artistas do mundo todo, sendo dez brasileiros e três estrangeiros: Coyo, Toes e Finok de São Paulo, Stile do Rio de Janeiro, Peter da Alemanha, os cearenses Grud, Solrac, Doug, Leo BDSS e o coletivo Acidum e os norte-americanos Josh e Barry Mc Gee, este último uma das maiores referências artísticas dos irmãos.

Apesar de o Brasil ser um dos países mais liberais do mundo para o grafite, os artistas acreditavam que a realização do projeto seria impossível, em função da burocracia ou mesmo da falta de autorização por parte das  empresas. Mas elas entenderam o incentivo de levar arte aos usurários dos trens e seguiram em parceria com o Projeto Wholetrain, que é bem bacana, você concorda?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter