Dica do dia – Coleção Velozes e Furiosos na Saraiva
16 de abril de 2015
Vantagens e desvantagens do home office
16 de abril de 2015

Mesmo morando em um local de clima tropical, um banho quente às vezes é tudo que precisamos depois de um dia corrido, não é mesmo? Te ajuda a relaxar, você se sente renovada depois que passa 10 minutos debaixo do chuveiro e é muito mais gostoso. Só que nem sempre o banho quente é sinônimo de qualidade de vida. Alguns males foram apontados na hora de tomar esse desejado banho.

Para te ajudar a evitar alguns desses malefícios do banho quente, o No Pátio te apresenta alguns deles! Vamos conferir?

– Problemas de coração

De acordo com estudos de cientistas japoneses da Kyoto Prefectural University, eles constataram que banhos quentes especificamente em dias frios, podem ser prejudiciais à saúde do coração. Os pesquisadores disseram acreditar, mesmo sem saber o que acontece exatamente com o coração, que a pressão quando emergimos  na banheira com água quente pode estressar o coração, fazendo com que ele não aguente a mudança

– Oleosidade:

O banho quente faz com que o couro cabeludo incentive a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, acarretando, muitas vezes, em um aspecto sujo e oleoso. Outros lugares ricos em glândulas sebáceas também podem ser afetados, como rosto, tronco, região inframamária e orelhas.

– Queda de cabelo:

Durante o banho, é normal perder, em média, de 50 a 150 fios de cabelo. Se a água estiver muito quente, esse número pode aumentar mais ainda, provocando uma queda desnecessária.

– Pele áspera:

As células da camada mais externa da pele (conhecida como epiderme) tem a capacidade de produzir proteínas, como a queratina, e lípidos que protegem contra a invasão por parasitas, desidratação e do atrito mecânico. O principal dano causado pela água quente todos os dias  é a retirada da desta camada manto-lipídica natural, responsável pela textura suave da pele.  E na medida do tempo que você vai diminuindo essa camada, a pele fica com um aspecto de  ressecada, o que também influencia no envelhecimento precoce da pele.

– Má digestão:

A digestão lenta é o malefício principal de tomar um banho quente após você se alimentar. Não necessariamente há algo de errado em tomar banho uma refeição. Isso se dá porque a água quente faz com que o sangue que deveria estar trabalhando no processo de digestão seja desviado à pele.

– Cachos sem forma:

Os cabelos cacheados são os mais secos dentre todos os tipos. Seu formato impede que a oleosidade do couro cabeludo desça para as pontas, então elas fica muito ressecadas. O banho quente elimina a pouca oleosidade já existente na raíz e faz com que o fio fique inteiramente ressecado e, consequentemente, quebradiços.

– Caspa:

Os pontinhos brancos são resultados da descamação acompanhada de oleosidade. Causada por um fungo, a caspa pode aparecer por vários motivos e, entre eles, o uso frequente de água quente. E ninguém gosta deles à vista né? Ainda mais pela coceira causada por eles!

Então, agora você vai pensar um pouco antes de tomar sempre banhos quentes, não é mesmo? O legal é deixar o banho mais gostoso para um dia especialmente puxado, ou então alguma ocasião que você queira relaxar mais, como com seu parceiro. Mas lembre-se: a água gasta deve ser necessária para que você fique totalmente limpa e não mais do que isso!

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *