Embora não seja comprovado, os médicos garantem que os meninos se machucam mais que as meninas
As mães já suspeitavam: os meninos se machucam mais! Por terem mais ousadia em suas brincadeiras e ações, eles têm duas vezes mais chances de se machucar do que as meninas, depois do primeiro ano de vida. Os meninos superestimam suas habilidades e por isso buscam ações de perigo. Até um ano de idade, os acidentes mais comuns são queimaduras, asfixia, intoxicações, quedas e aspirações de objetos.
No período da pré-escola, os principais acidentes são atropelamentos, quedas de lugares altos, ferimentos por brinquedos e queimaduras. Já os maiores caem de bicicleta, sofrem traumas dentários e ferimentos por arma de fogo. Infelizmente, não dá para colocar os filhos numa redoma. Então, o melhor é prevenir.
Metade dos acidentes entre 0 e 14 anos acontece em casa. É preciso tornar o ambiente seguro. Muitas vezes os acidentes acontecem em frações de segundos e podem trazer consequências para a vida inteira. Por isso, janelas e sacadas devem ter redes de proteção. Só permita que a criança use calçados com solado antiderrapante e mantenha os tapetes da casa fixos com fita dupla-face.
Jamais deixe a criança brincando sozinha próxima a balde com água, banheira ou chuveiro. Piscinas também precisam de proteção adequada. As escadas precisam de grades de proteção no início e fim. Cozinha é um local muito perigoso. Mantenha os cabos das panelas para dentro e cuidado com a tampa do forno quando estiver ligado. Proteja tomadas, portas e cantos de móveis.
Não deixe que a criança durma na cama dos adultos, pois travesseiros e cobertas não são suficientes para mantê-las seguras. Verifique a temperatura da água na hora do banho com o cotovelo. Bebê-conforto e cadeirinha são indispensáveis para andar de carro com a criança. Confira sempre a indicação de faixa etária dos produtos. Assim, a criança ficará segura para brincar e aprender de acordo com a idade dela.
Fotos: Reprodução