Sistema que analisa e ajuda a desenvolver o carisma é criado por especialistas em comunicação. Confira algumas dicas!
O pai da teoria construtivista, o psicólogo Jerome Seymour, já afirmava que um fato é lembrado com mais frequência se ele é contado através de uma boa narrativa. E por sua vez, uma boa narrativa só é construída por um comunicador com carisma, com capacidade para entender, sensibilizar, compartilhar e engajar as pessoas que fazem parte da sua equipe.
Há quem diga que carisma é um dom, que já se nasce com ele, mas Richard House e David Green pensam que é uma característica humana que pode ser adquirida e aprimorada se você estiver disposto a aprender. Eles criaram o sistema “Communicate Charisma”, mas os interessados precisam estar dispostos a começar um autoconhecimento para entender como será possível trabalhar em cima de suas características.
Para ingressar no projeto, o primeiro passo é fazer um teste. A pessoa faz avaliações das características de alguma personalidade mundial. Quando ela entende o processo, ela começa a fazer a auto-avaliação, dividida em três partes: como você se apresenta quando se comunica, como você acredita que as pessoas enxergam você e sua maneira de se comunicar, e como você realmente é como pessoa.
O objetivo dos criadores é aumentar o auto-conhecimento e deixar ao acesso de todos o acesso as ferramentas para desenvolver o carisma. Com o teste, as pessoas não descobrem o que é certo ou errado, mas o que é preciso mudar para desenvolver ainda mais as qualidades que já possui.
E aí, você está disposto a praticar o auto-conhecimento em busca do carisma? Se você pretende melhorar suas qualidades, faça o teste no site do “Communicate Charisma”: http://www.communicatecharisma.com/site.
Fotos: Reprodução