Além dos shows de grupos da região de Ibiapaba, o 13º Festival Música da Ibiapaba também busca valorizar a música e a cultura local. O evento realiza apresentações com alguns dos principais Mestres da Cultura do Estado, como forma de apresentar a riqueza dos sons, danças e ritmos que representam tão bem o Ceará.
De 25 a 27 de julho, às 18h, o Palco Eleazar de Carvalho (Praça General Tibúrcio)vai receber um Mestre da Cultura por dia, para mostrar ao público as principais manifestações artísticas do Ceará. Apresentam-se, respectivamente, os mestres Zé Pio (Reisado), João Evangelista (Cordel) e Cirilo (Dança Popular). Já no dia 28 de julho, haverá um show com todos eles reunidos, com a participação mais do que especial de mestre Totonho (Luthier) e Orlângelo Leal, ator, músico, instrumentista e fundador do grupo Dona Zefinha, legítimo filho de Itapipoca e um dos maiores divulgadores da cultura popular cearense.
Além disso, até o final do Festival, todos esses mestres e artistas ministram a oficina “Instrumentos que brotam da alma”, que está na programação formativa deste ano. “Existe uma produção muito grande no interior do Ceará, compositores e instrumentistas que se encontram no Festival Música da Ibiapaba para trocar ideias e experiências. Estar próximo de um mestre, de um artista de renome, por exemplo, é muito enriquecedor para os alunos e também para o público em geral”, afirma Orlângelo Leal.
Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult e do Instituto Dragão do Mar, em parceria com a Secretaria da Educação, o Festival Música da Ibiapaba, ou “Mi”, como está sendo chamado, traz nesta edição mais diversidade em toda a sua programação. Vale a pena incluir na sua agenda cultural! Fica a dica!
Fotos: Reprodução