Se você é do tipo que curte arte urbana com certeza já deve ter visto por aí uns dos trabalhos de Gustavo e Otávio Pandolfo, não é mesmo? Os nomes podem até não te fazer lembrar, mas esses brasileiros são reconhecidos e admirados nacional e internacionalmente pelas suas obras. E aí, já lembrou? Estamos falando da dupla OSGEMEOS, que deixou pela primeira vez sua marca em solo italiano!
Com o mural “Efêmero” nas paredes externas do Pirelli HangarBicocca, em Milão, OSGEMEOS iniciam na Itália o projeto “Outside the Cube”, que entre 2016 e 2018 vai explorar vários temas exibidos por filmes e documentários, palestras e leituras. A ideia é aproximar o público da arte, colocar os jovens em contato com artistas, ensinando diferentes técnicas para eles.
Nessa estreia, os irmãos usaram como referência para a criação de sua arte a história do local. Foi pintado, em prédio que é uma antiga fábrica de trens em meio a uma região bastante industrial, um vagão de trem com uma pessoa pegando carona do lado de fora e o nome “Margarida” na lateral, em homenagem à mãedos dois, Margarida Kanciukaitis.
Ficou curioso sobre esse projeto? Pois confere o resultado!
Incrível, né? No vídeo abaixo você entende o processo de trabalho e mais sobre esse projeto, olha só!
[youtube width=”800″ height=”500″]https://www.youtube.com/watch?v=a6N9HoejkIY[/youtube]
OSGEMEOS
Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, sempre trabalharam juntos. Quando crianças, nas ruas do tradicional bairro do Cambuci (SP), desenvolveram um modo distinto de brincar e se comunicar através da arte. Com o apoio da família e a chegada da cultura Hip Hop no Brasil nos anos 80, OSGEMEOS encontraram uma conexão direta com seu universo mágico e dinâmico e um modo de se comunicar com o público.
Nunca deixaram de fazer graffiti, mas, com o passar dos anos, esse universo criado pela dupla, com o qual sonham e se inspiram, ultrapassou as ruas, se transformando numa linguagem própria e em constante evolução, com outras referências e influenciado por novas culturas. Para entender a obra de OSGEMEOS é necessário deixar que a razão de lugar ao imaginário – atravessar portas, se permitir perceber as sutilezas e embarcar numa experiência que excede a visual. Sentir, antes, para entender depois.
Fotos: Reprodução