Programa Nossas Guerreiras é lançado na capital
22 de outubro de 2021
6 documentários de moda para repensar o consumo
22 de outubro de 2021

Outubro Rosa: Conheça a Associação Toque de Vida, que dá apoio à mulheres com câncer de mama

Toque de Vida

Um dos cânceres de maior incidência entre mulheres no mundo e em nosso país, infelizmente, ainda é o câncer de mama. estima-se que, por ano, cerca de 60 mil novos casos sejam diagnosticados. E a vida de uma mulher com esse diagnóstico muda radicalmente, o que muitas vezes as leva a depressão. Por isso a importância de realizar o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. E para ajudar a levar mais informações sobre essa doença e, ainda, ajudar mulheres que passaram por isso e foram mastectomizadas é que existe a Fundação Toque de Vida.

Segundo o próprio site deles, a Associação Toque de Vida ” é uma organização sem fins lucrativos que visa dar apoio às mulheres mastectomizadas ou que se encontram em tratamento contra o câncer de mama”. Criada em 2006, ela nasceu de um grupo de mulheres, pacientes do Instituto do Câncer do Ceará – ICC. Diagnosticadas com o câncer de mama, elas trocavam experiências enquanto esperavam pelas sessões de quimioterapia no hospital. Então hoje, elas dão aporte psicológico e mais àquelas que as procuram. Para isso, as mulheres participam de palestras informativas, reuniões, grupos de terapia, eventos, capacitações profissionais entre outras atividades. Tudo com um grande objetivo: resgatar a autoestima e a “alegria de viver” das mulheres que enfrentam o câncer de mama.

Toque de Vida: Trabalho especial para mastectomizadas

Um dos principais projetos desenvolvidos pela Associação Toque de Vida é o trabalho que ela realiza junto a mulheres mastectomizadas, ou seja, que precisaram retirar uma ou mesmo as duas mamas devido ao câncer. Para isso, eles trabalham com a fabricação de sutiãs especiais e próteses.

Então, existem dois tipos de próteses fabricadas na Associação. Uma é em gota, que é mais indicado para mulheres que retiraram toda a mama. E a outra, em T, é destinada àquelas que removeram apenas parte da mama. Já os sutiãs são feitos especialmente para que a mulher possa encaixar a prótese com perfeição e naturalidade. O objetivo é fazer com que as mulheres se sintam mais confiantes com seu corpo após a mastectomia.

Mas além deste projeto, a Associação Toque de Vida também desenvolve outros trabalhos juntos a mulheres diagnosticadas com câncer, como, por exemplo, receber cabelos doados para a confecção de perucas além de outros projetos. Muito bacana, não é mesmo? Então, quem quiser participar do projeto – mesmo que seja doando um pouco do seu tempo para auxiliar a Associação – basta procurar a Toque de Vida.

Associação Toque de Vida
Rua Chastinet Guimarães, 420, Bairro Ellery
(85) 3223-8038
Facebook: @associacaotoquedevida1
Instagram: @toquedevidaoficial
https://toquedvida.webnode.com.br/

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *