Perder peso e comer deliciosamente alimentos que irão te deixar saudáveis ao longo dos tempos. É assim que a dieta mediterrânica vem conquistando inúmeras pessoas em todo o mundo. Há alguns anos, a dieta provou ser uma das mais saudáveis existentes e muitos médicos passaram a elogiá-la por suas qualidades ligadas à saúde do coração e capacidades de estimular a perda de peso. E os benefícios não param por aí!
Um estudo da Universidade de Navarra, na Espanha, revelou que seguir a dieta acrescentando quatro colheres de sopa e azeite extra virgem por dia ajuda a reduz o risco de desenvolver câncer de mama. Neste mês de conscientização, em plena Campanha do Outubro Rosa, confira mais detalhes sobre essa pesquisa e repense sua alimentação.
A pesquisa foi realizada com quatro mil mulheres brancas, com idades entre 60 e 80 anos, que tiveram duas opções: seguir a dieta mediterrânea com doses extras de azeite ou apostar em uma dieta com baixo teor de gordura.
Durante o estudo, as mulheres receberam um material com informações sobre sua alimentação durante os últimos cinco anos, o que permitiu distinguir entre três tipos de dieta. A dieta “ocidental” – alto consumo de produtos gordurosos, carne processada, doces, bebidas calóricas e baixo consumo de cerais -, a “prudente” – com níveis baixos de gordura, vegetais, frutas e sucos -, e a “mediterrânea”.
Após a pesquisa, os cientistas descobriram que as mulheres que seguem a esse tipo de dieta tiveram um risco 68% menor de desenvolver câncer de mama durante cinco anos, período de acompanhamento, em comparação com as mulheres que seguiram a dieta com pouca gordura.
De acordo com os pesquisadores, o grande questionamento agora é identificar qual composto (ou compostos) da dieta mediterrânea que poderia ser mais benéfico para a prevenção da doença. O que já se sabe, por enquanto, é que consumir mais azeite extra virgem previne o aparecimento do câncer de mama.
Depois desse resultado, se você precisa de auxílio para mudar seus hábitos alimentares, é bom procurar um nutricionista urgente.
Fotos: Reprodução.