Já estamos quase em outubro, mês das crianças, do professor, de Nossa Senhora Aparecida e também mês que, desde a década de 1990, é mundialmente conhecido como o mês da luta contra o câncer de mama. Neste período do ano, várias entidades integram as comemorações do Outubro Rosa, realizando ações de mobilização para o diagnóstico precoce da doença.
Aqui no Ceará, a Campanha foi lançada pela Assembleia Legislativa na tarde da última sexta-feira (23), durante solenidade no auditório Murilo Aguiar. A campanha é da Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama – REDE MAMA e tem parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.
Durante o lançamento da Campanha foram apresentadas as atividades do Outubro Rosa para este ano, que incluem: palestras de conscientização, audiências e mobilizações em instituições públicas e privadas, realização do passeio ciclístico rosa, exposição de fotografias de mulheres vitoriosas na luta contra o câncer de mama, e realização da caminhada rosa.
Para contribuir com a agilidade no diagnóstico e com mais investimentos para as instituições que dão assistência às mulheres com câncer de mama, Fernanda Pessoa enviou à Assembleia Legislativa um requerimento solicitando que cada deputado estadual reserve uma parte da verba do Pacto de Cooperação Federativa (PCF) e destine aos institutos que cuidam de pessoas com câncer, tanto de mama quanto de próstata. No ano passado foram destinadas verbas de todos os parlamentares, somando um montante de quase R$1 milhão.
Além do laço rosa, mundialmente conhecido como um dos símbolos da campanha, o Outubro Rosa também é marcado por outra simbologia: a iluminação cor de rosa. Muitos prédios públicos e monumentos são iluminados no mês de outubro com essa cor.
Por isso a Assembleia Legislativa se iluminará de rosa. Um ato simbólico, mas importante porque representa a preocupação de toda a população em relação ao câncer de mama.
Fotos: Reprodução.