Ouvir música clássica ativa genes associados à memória e aprendizado

Comportamento|Pesquisas|Saúde

A música está presente na história da humanidade desde os tempos mais remotos, exercendo funções diversas em diferentes culturas, por todas as partes do globo. Ela relaxa, alegra, conforta, e em muitos casos ajuda a aumentar a autoestima, a ter mais concentração no trabalho ou em outras atividades, podendo ser ainda uma ótima alternativa para se manter alheio a um ambiente estressante, como um engarrafamento de trânsito.

Os cientistas já sabiam que o costume de ouvir música é capaz de causar inúmeras mudanças neuronais e fisiológicas, mas pouco havia sido estudado a respeito das mudanças na atividade genética. Conforme um recente estudo divulgado por cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, ouvir música clássica ajuda a evitar doenças neurodegenerativas.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores avaliaram amostras de sangue de 48 pessoas, antes e depois de terem passado a ouvir o Concerto para Violino número 3, de Mozart. A investigação foi dirigida pelo professor Chakravarthi Kanduri, que concluiu que escutar esse gênero de música aumenta a atividade dos genes envolvidos na secreção de dopamina (substância incorporada aos mecanismos de recompensa do cérebro), nas sinapses nervosas, na aprendizagem e na memória.

Música clássica 2A atividade também contribuiu para deixar menos ativos os genes envolvidos na degeneração do cérebro e do sistema imunológico, diminuindo desta forma as possibilidades de desenvolver doenças como o mal de Parkinson e a demência senil, que são patologias neurodegenerativas. “Os efeitos genéticos foram identificados apenas nos participantes que são fãs de música ou músicos profissionais”, explicaram os autores da pesquisa.

Um dado interessante revelado pelos cientistas é que muitos dos genes que foram estudados, aqueles que são ativados ao escutar música, estão presentes também nos pássaros cantores, sendo precisamente eles os responsáveis pela habilidade do aprendizado de canto dessas aves. Segundo os cientistas, esse fato desperta suspeitas de que existe “um cenário evolutivo comum na percepção dos sons entre os pássaros cantores e os humanos”.

Com tantos benefícios que a música traz para nossas vidas, o No Pátio quer saber o que costuma tocar na sua playlist. Conta pra gente, quais são os hits do momento que te ajudam a se concentrar melhor ou te proporcionam mais relaxamento?

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter