Paisley por todos os lados!

Moda

A moda é cíclica e o que está em alta hoje pode não estar mais amanhã e, depois de anos, voltar com força total. Foi exatamente isso o que aconteceu com as estampas que ganharam o nome de Paisley, aquelas que eram febre nos anos 60 ao começo dos 80. O No Pátio ensina como usar a estampa de forma certa e arrasar no visual!

Originado na Caxemira, local que fica entre Índia, China e Paquistão, o desenho em formato de gota era, a princípio, um carimbo para ser colocado em todos os produtos exportados do local. No período da colonização inglesa, o desenho em formato de gota, que era chamado também de cashmire, começou a ser usado em estampas de tecidos fabricados em Paisley, cidade localizada a aproximadamente 500 quilômetros de Londres.

As peças com estampas em paisley ganharam foco maior no começo dos anos 60, com a aparição em figurinos na série televisiva Mad Men. A década serviu de inspiração para as criações das marcas Louis Vuitton e Prada. Nos anos 70, chamativo estilo abstrato foi símbolo da contra cultura e passou a ser usado por ícones como Jimi Hendrix e Janis Joplin.

O famoso estilo paisley ganha então, versões mais modernas e urbanas, com formas mais elaboradas. Prada e Miu Miu, de forma estilizada,  já têm as estampas ocupando todo o espaço de suas vitrines. Yves Saint Laurrent, Pucci e Paul & Joe não poderiam ficar de fora! As grifes ousaram e reinventaram os modelitos mais famosos dos anos 70. Mas, a grande sacada da moda não se restringiu apenas aos estilistas de fora não! O brasileiro Reinaldo Lourenço deixou todos de boca aberta com as novas peças lindíssimas.

As tendências de paisley em floral e as saias que ganharam novo comprimento, agora na altura dos joelhos, fazem parte das novas coleções. Essa opção exuberante de figurino deve ser usada com acessórios grandes, em peças soltas, as conhecidas maxi bijus. Os brincos chamativos estão com tudo! Para as roupas, tecidos leves e soltos são os melhores. Prefira uma única estampa, mas se for mistura-las, faça o possível para que elas não “briguem”. Um vestido longo, estampado em paisley, com pedras ou bordados são ideias para noite ou para o dia, o que muda o look é a escolha de acessórios. Um cuidado que toda mulher deve ter ao usar estampas é observar o tamanho dos desenhos. Escolha os formatos de símbolos menores e o fundo do tecido escuro.


Paisley virou ícone visual nos anos 80, passando a ser usada não apenas em roupas, mas em acessórios. Gravatas, lenços, almofadas, edredons, malas, embalagens e até luminárias ganham novos ares nos as estampas vindas da Caxemira. Para os objetos, a predominância de cores fica no marrom e no vermelho.

Nada melhor que acrescentar estampas na composição dos looks para quebrar a monotonia! Não fique de fora da moda paisley!

 

Onde encontrar: 

 Le Lis Blanc

Avenida Dom Luiz, 1023 – Meireles

3281-1777.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter