Se você tem perfil no Twitter, Facebook ou Foursquare certamente vai gostar de saber o que rolou na palestra “A Revolução das Redes Sociais”, sobre essas ferramentas digitais que estão super presentes no cotidiano de pessoas do mundo todo. Para explicar melhor o que é e como funciona cada um desses itens, estavam no auditório da Livraria Cultura Sávio Queiroz (publicitário, marchand e um dos organizadores do Tweetfor – Encontro dos Twitteiros de Fortaleza), Edson Ferreira Júnior (Executivo comercial da TV Verdes Mares, professor de Marketing e Atendimento da Unifor) e Sandra Sampaio (jornalista e apresentadora do programa “Marcas e Motores” da TV Diário). O No Pátio conferiu tudo e conta para você!
O Twitter, microblog onde é possível escrever até 140 caracteres dizendo o que acontece com você no momento, já conquistou adeptos nos quatro cantos do mundo. Hoje, são mais de 200 milhões de usuários cadastrados e entre o os que tem mais seguidos encontram-se Lady Gaga, Justin Bieber e Barack Obama, exatamente nessa ordem. Se os brasileiros tem fama internacional de bem humorados, nada mais justo que o perfil do humorista Rafinha Batos seja o mais influente do país.
“O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em número de tweets, chega a 23, 18% do total”, revelou Sávio Queiroz, o primeiro palestrante e que ficou responsável por falar do Twitter. Quer saber o horário em que as pessoas mais escrevem? Das 14 às 17 horas, prova de que nem no ambiente de trabalho o Twitter é deixado de lado, e das 20 às 22 horas, depois do expediente também é momento de relatar o que acontece!
Um dos sites de relacionamento mais famosos e que rendeu até o filme “A Rede Social”, o Facebook tem hoje 750 milhões de usuários. Com sede na Califórnia, a empresa conta com 2 mil funcionários e é o maior site de fotografias dos Estados Unidos. O sucesso da rede social garantiu ao americano Mark Zuckerberg a condição de milionário desde os 23 anos. Sandra Sampaio, jornalista responsável por falar sobre a influência do Facebook, citou a importância da ferramenta no caso “Um milhão de vozes contra a FARC”, em que internautas promoveram uma mobilização contra as Forças Revolucionárias da Colômbia.
Explorar a cidade com mapas e mostrar aos amigos exatamente onde você está é possível com o uso do Foursquare, além de indicar os melhores restaurantes e baladas, por exemplo. Mais de 10 milhões de usuários, a maioria nos Estados Unidos, usa a ferramenta para dizer em que local está. O ato é chamado de check in, é o que explicou o executivo comercial da TV Verdes Mares, Edson Ferreira. Ah! Para quem tem medo de expor o local onde está, o palestrante sugere postar o nome do estabelecimento quando estiver indo para casa, assim o risco de surpresas desagradáveis é menor.
Acompanhar a evolução das redes sociais significa não ficar por fora da modernidade e aproveitar os benefícios e os laços de interação vindos com os novos sites de relacionamento!