Parada gay coloriu a Avenida Beira-Mar e teve tom político contrário ao governo Michel Temer

Acontece|Atualidades|Fortaleza

Com o tema “Basta de close errado, por cidadania plena LGBT! Nenhum passo atrás!”, milhares de pessoas lotaram a Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, na 17ª edição da Parada pela Diversidade Sexual que ocorreu no domingo (13). A concentração do evento começou por volta das 14 horas e a parada ocorreu até às 22 horas.

Também conhecida como Parada Gay, o evento, que  já faz parte do calendário turístico de Fortaleza, todo ano tem por objetivo dar visibilidade às lutas do movimento LGBT – como igualdade dos direitos civis, criminalização da homofobia e defesa de um  Estado laico -, cobrar a implantação de políticas públicas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza, bem como  celebrar as conquistas e lutas dos movimentos LGBT.

A novidade este ano foi o tom político contrário ao governo Michel Temer e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um teto para os gastos públicos em 20 anos.

parada-gay-2

De acordo com o presidente do Grab, Francisco Pedrosa, “esse tema teve o objetivo de fazer a denúncia dos closes errados, que são a tentativa de diminuição dos direitos sociais, incluindo o direito à homossexualidade plena, e o combate às vulnerabilidades e às violências estruturais. A parada celebrou a diversidade, os direitos das comunidades LGBTs, e denuncia esse cenário, que torna cada vez mais importante que haja políticas efetivas e concretas de combate a essas vulnerabilidades”.

Na Avenida Beira Mar, um dos cartões-postais da capital cearense, os participantes da Parada Gay deram voz ao tema do evento. O estudante Thiago Alencar, junto a amigos, levou cartazes de protestos pedindo respeito a sua opção sexual. “Eu só espero da sociedade mais igualdade”, disse o estudante.

A Parada Gay seguiu ao som de cinco trios elétricos pela Avenida Historiador Raimundo Girão, até a Praia de Iracema. Você esteve presente no evento? Conta para gente o que você achou.

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter