Ano passado, uma campanha na internet fez o mundo inteiro jogar em si mesmo um balde de água com gelo. Quem não lembra da Campanha do Balde de Gelo? Pois é, parece que a campanha fez escola e gerou outras, e a #passthebag (em tradução livre, passe a sacola), pelo visto, pode ser a nova febre da internet neste comecinho de ano.
A hashtag foi criada por Stacey Boyd, fundadora da Schoola. Trata-se de uma loja online que vende roupas usadas de crianças e converte parte do dinheiro para compra de livros, materiais de pintura e instrumentos musicais para escolas mais necessitadas no país. A campanha dela funciona do mesmo jeito que a do desafio do balde de gelo. Ou seja, uma pessoa realiza uma doação e desafia três outras a fazer o mesmo. Stacey desafiou ninguém menos que vice-presidente de operações do Facebook, Sheryl Sandberg; o presidente do Linkedin, Jeff Weiner; e a fundadora da Creative Artist Agency, Michelle Kydd Lee.
Na ocasião, a executiva do Facebook topou a brincadeira e desafiou mais três colegas: a vice-presidente de marketing da PopSugar, Anna Fieler; a diretora financeiro da Path, Kim Jabal; e a responsável pelo RH do Facebook, Lori Goler. Os três aceitaram o desafio e foram passando a #passthebag adiante. Segundo pesquisadores, a hashtag já é uma das mais compartilhadas pelos altos executivos do Vale do Silício.
No início, apenas cinco escolas estavam sendo indicadas. Com os compartilhamentos e desafios, a #passthebag já envolveu mais de 7,4 mil escolas nos Estados Unidos, que agora recebem doações. A gente bem podia trazer esse desafio aqui para o Brasil também, não é mesmo?
Fotos: Reprodução