Pedala Mais Fortaleza | Capital lança programa de incentivo aos ciclistas

Acontece|Câmara Municipal de Fortaleza

Dobrar o número de usuários da bicicleta na cidade e tornar Fortaleza referência Latino-americana das Bicicletas. Essa é a meta do Programa “Pedala Mais Fortaleza”, que busca até o final de 2024 chegar a 500 km de ciclovias e ciclofaixas na Capital.

Uma das prioridades do Programa é a conservação de ciclofaixas e ciclovias. Para isso, um programa de manutenção contínua está sendo implementado. A ciclovia da Avenida Bezerra de Menezes é a primeira a receber os serviços de manutenção. Outra melhoria é a conexão de 100% das ciclofaixas e ciclovias em três anos, a exemplo da conectividade que será feita na avenida Paulino Rocha e Av. Pompílio Gomes.

Está prevista a instalação de mais 100 estações do “Bicicletar”, incluindo bicicletas elétricas. A ideia é chegar a 300 estações até o final de 2024. Um novo edital para a implantação dos novos equipamentos deve ser lançado em breve. O Programa inclui, também, a instalação de painéis de dados, em pontos estratégicos, para a medição do número de ciclistas pela cidade e contagem em tempo real dos usuários da malha cicloviária.

.

Além disso, até 2024, 115 km de malha cicloviária receberão reforço, como a instalação de bastões de proteção. A estratégia será ampliada após um estudo realizado pela Prefeitura de Fortaleza apontar o aumento na sensação de segurança de 40% para 90% a partir da presença de balizadores.

E não acaba por aí! Sensação na cidade, mais “xiringadores” estão sendo instalados ao longo da malha cicloviária. O projeto-piloto já contempla cinco equipamentos que borrifam água e disponibilizam água potável para beber, nas as avenidas Beira-Mar, Bezerra de Menezes, José Bastos, Rogaciano Leite e Godofredo Maciel Muitas novidades para quem ama andar de bike!

Fotos: Reprodução / Fonte: CMFOR

Inscreva-se na nossa newsletter