Sempre ouvimos falar que peixe é um alimento do bem e que sempre devemos inseri-lo em nossa dieta, mas você por qual motivo os médicos incentivam tanto a ingestão deste tipo de alimento?
Os peixes são ricos em proteínas, ajudam a controlar a pressão e prevenir doenças cardíacas, possuem propriedades anti-inflamatórias, ajudam a controlar o nível de colesterol e triglicerídeos, possuem baixas calorias e grandes quantidades de vitaminas e minerais, faz bem para a memória, além de ser uma delícia.
Para deixar tudo ainda melhor, a infinidade de peixes que existe chega a ser maior do que os benefícios que eles nos trazem. Só aqui no Brasil existem 3.885 espécies conhecidas, sendo a maioria delas indicadas para consumo. Então, a quantidade de pratos diferentes que você pode fazer usando peixes também é muito grande. Isso significa que poderemos ter sempre receitas variadas em nosso cardápio, e tudo bastante saudável.
Porém, em se tratando de receitas com peixes, é indicado que deixemos o peixe frito de fora da nossa mesa, pois ele contém gorduras prejudiciais para o organismo. As formas mais indicadas para consumir este alimento são: grelhado, ensopado ou cozido.
Outra coisa que é preciso saber na hora de preparar peixes é que não é todo tipo de peixe que fica bom em qualquer tipo de receita. Isso porque cada peixe possui sabor e textura característicos que faz com que ele se adapte melhor a determinados tipos de pratos.
Confira uma listinha com alguns peixes e veja quais ficam melhor assado, grelhado, cozido ou ensopado!
Peixes para assar – Anchova, cação, carapitanga, caraputanga, vermelho, acará-aia, dourado, linguado, namorado, pescada, pintado, surubim, piracajara, pirapara, robalo, salmão, sardinha, tainha, curimã, tucunaré e sarabiana.
Peixes para grelhar – Atum, badejo, cação, pacu, linguado, namorado, pintado, surubim, piracajara, pirapara, salmão, tainha, curimã, traíra, tubarão e peixe-espada.
Peixes para cozinhar – Anchova, atum, pacu, carapitanga, caraputanga, vermelho, acará-aia, dourado, namorado, pargo, robalo e bacalhau.
Peixes para fazer ensopados – Cação, pacu, pargo, robalo, tucunaré e sarabiana.
Além da atenção na hora do preparo, você também tem que ter muito cuidado quando for comprar seu peixe. Essa pode não ser uma tarefa das mais simples, é preciso ficar atento a alguns detalhes.
Sempre que você for comprar o seu peixe verifique se ele está bem refrigerado, ele deve estar coberto de gelo. Para saber se ele está fresco ou não, você deve apertar o peixe e verificar, se ficar a marca do dedo e demorar a voltar ao normal, não ele deve ser comprado.
Em relação ao cheiro do peixe, este dever ser suave e de maresia. Se o peixe estiver inteiro, veja se as escamas estão firmes e não saem com facilidade, se a guelra está na cor vermelho vivo ou levemente escurecido e se os olhos estão salientes, com córnea transparente e a pupila negra e circular.
Agora que você já sabe como escolher o seu peixe na hora de comprar e qual a melhor forma de preparar o peixe escolhido, o No Pátio vai te ensinar uma receitinha que leva salmão, peixe branco e camarão. Vamos lá.
Trio de Petiscos do Mar
Ingredientes:
300g de camarões crus
300g de filés de peixe branco cortados em retângulos de 10cm x 4cm
300g de filés de salmão cortados em retângulos de 10cm x 4cm
2 limões sicilianos
Azeite de oliva extravirgem
Pimenta-do-reino moída na hora
200ml de vinho branco seco
1 colher (sopa) de pimenta-da-jamaica quebrada
2 colheres (sopa) de folhas de alecrim fresco
150g de manteiga
Modo de fazer:
O peixe branco pode ser badejo, linguado, namorado, pescada, robalo ou outro de sua preferência.
Tempere separadamente os camarões, o peixe branco que você escolheu e o salmão com raspas dos limões sicilianos, pimenta-do-reino moída na hora, pimenta-da-jamaica, alecrim, azeite de oliva extravirgem e o vinho e deixe tomar gosto por 15 minutos.
Depois, faça três pacotes com três folhas de papel alumínio em que possam caber os peixes e o camarão em cada um. Divida a manteiga em três partes, coloque sobre cada pacote aberto com os peixes e camarões.
Asse em forno a 200°C entre 25 e 35 minutos.
Esta receita rende porções, demora por volta de uma hora para ficar pronta e deve ser servida quente.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre peixes, não deixe de incluir no seu cardápio pratos que sejam a base desse alimento que faz tão bem a nossa saúde.E lembre-se, o indicado é consumi-lo duas vezes por semana! Ter uma alimentação saudável é a melhor forma de se cuidar e ter uma vida mais longa longe de doenças.
Fotos: Reprodução