O Congresso tentou mais uma vez e, a presidenta Dilma Rousseff vetou de novo o projeto que permitiria o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em obras da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. A decisão de Dilma, foi publicada nesta segunda-feira (26), no “Diário Oficial da União”. É a segunda vez que a presidenta veta a decisão do Congresso. Desta vez, a proposta foi lançada dentro da Medida Provisória 545/2011, em uma manobra do PMDB, partido da base aliada do governo.
Dilma justifica sua decisão salientando que os empreendimentos “já dispõe de linhas de crédito disponíveis para o seu desenvolvimento, além de recursos garantidos pelo governo federal (…) a proposta desvirtua a prioridade de aplicação do FI-FGTS, que deve continuar focada nos setores previstos”.
A mesma estratégia de colocar a proposta dentro da demanda de outra MP foi usada na primeira vez que o Congresso tentou aprovar a medida. Dilma ainda esclarece, que sua decisão foi tomada depois de pareceres dos Ministérios da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão e das Cidades. Agora é esperar para ver que outras estratégias serão usadas para que o projeto seja aprovado, já que tudo leva a crer que os parlamentares não vão desistir da proposta. A última semana foi complicada para o governo da presidenta, eles tiveram várias derrotas, inclusive com cobranças feitas pelos seus aliados, como o próprio PMDB.
Foto: Reprodução