Pequenos negócios: Saiba como ter informações seguras com indicadores confiáveis

Acontece|Negócios|Sebrae

A maioria dos proprietários de pequenos negócios cometem um erro grave no início de seus empreendimentos: Se contentar com um aumento no faturamento e não perceber que podem estar perdendo dinheiro. E quando percebem o prejuízo, os empreendedores ficam desorientados em busca de soluções e algumas vezes podem até não ter tempo de salvar sua empresa.

Mas o que fazer para entender melhor questões ligadas a sua lucratividade? Esse tem sido o grande problema dos empresários de micro e pequeno portes, sobretudo dos empreendedores individuais. Por isso, o Sebrae Nacional agora dispõe do DataSebrae, uma plataforma online gratuita para apoiar empreendedores, empresas e políticas públicas.

Para entender se alguma coisa errada está acontecendo com seus custos, a primeira coisa que os empreendedores precisam fazer é ficar a sua lucratividade. Só depois de compará-la com a lucratividade média do segmento que trabalha, ele poderá tomar providências em tempo hábil. Teoricamente, a explicação é convincente e agradável para orientar o empreendedor, mas onde ele poderá encontrar o indicador de lucratividade média para fazer a comparação?

Sebrae 2

Há muito tempo se busca uma fonte de acesso confiável para atender essa necessidade de informações seguras. Uma fonte dessa natureza serve para se conseguir não só indicadores de desempenho, mas também bases necessárias para o sucesso dos pequenos negócios.

Através do novo app do Sebrae poderão ser encontrados indicadores econômicos e sociais, com informações por região, estado e município. O conteúdo é apresentado em mapas, gráfico e tabelas de forma simples, com visões comparativas e relatórios muito bem elaborados.

Para acessá-lo basta acessar o site www.datasebrae.com.br que a base de dados poderá orientar o empreendedor sobre o produto interno bruto (PIB) de seu estado ou dados econômicos de seu município. Além do conhecimento, o aplicativo poderá situar o negócio no universo de alternativas mais viáveis para cada região.

O Sebrae  lançou o DataSebrae dia 10 de maio, na entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor.

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter