Pequenos negócios terão prazo prorrogado para adequar equipamentos

Acontece|Negócios|Sebrae

Boas notícias para quem é micro e pequeno empresário do setor de alimentos: Segundo o Sebrae, empreendedores desse ramo já podem contar com mais prazo para se adequar às exigências da Norma Regulamentadora número 12 (NR-12), que estabelece requisitos obrigatórios de segurança para máquinas e equipamentos.

As alterações na NR-12 foram anunciadas pelos ministérios de Indústria, Comércio Exterior e Serviços e do Trabalho. As mudanças valem para os setores de panificação, confeitaria, açougue, mercearia, bares e restaurantes. Veja abaixo maiores informações. 

Para o Sebrae, as regras modernizam e garantem mais segurança no processo produtivo das empresas. “A ampliação do prazo de adequação é uma vitória que reconhece o tratamento diferenciado aos pequenos negócios”, comemora o presidente do órgão, Guilherme Afif Domingos.

Com a publicação da norma as empresas dos setores atingidos terão o prazo entre três e 18 meses para adequar os equipamentos. Confira os prazos:

→ Máquinas para Panificação e Confeitaria

Tipo de Máquina:

Microempresa e Empresa de Pequeno Porte

Amassadeira -12 meses

Batedeira- 12 meses

Modeladoras -12 meses

Demais máquinas -18 meses

sebrae-2

→ Máquinas para Açougue, mercearia, bares e restaurantes

Tipo de Máquina:

Microempresa e Empresa de Pequeno Porte

Serra de Fita – 3 meses

Moedor de carne – 12 meses

Amaciador de bife – 18 meses

O que você precisa saber sobre a NR-12:

A Norma Regulamentadora nº 12 define as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos. Entre os métodos de controle a serem adotados está a definição de protocolos e fluxos de trabalho em todas as fases de operação e manutenção de máquinas. Também estão previstos treinamentos de todos os empregados e instalação de sistemas de segurança.

Ela deve ser aplicada em todos os setores e em qualquer empresa que possua equipamentos ou fluxos de trabalhos que apresentem riscos ao trabalhador.

Realizar a implantação de um negócio próprio é o sonho de muitos, porém de forma segura e apropriada. Para isso é preciso sempre estar atentos as dicas do Sebrae.

 

 

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter