Unipace abre inscrições para o Superação e Rumo a Universidade
23 de janeiro de 2015
Final de semana em Fortaleza
23 de janeiro de 2015

Percentual mínimo de suco em caixinhas é determinado

Na correria do dia-a-dia, é sempre útil ter na geladeira aquela caixinha ou garrafinha de néctar de fruta pronto para servir, não é mesmo? Saudável e refrescante. Será? Será que dentro daquela embalagem, realmente existe alguma quantidade significativa de suco integral da fruta?Existe um percentual mínimo de suco nesses produtos? Pois de acordo com uma nova regra publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os fabricantes de bebidas devem aumentar a quantidade mínima de suco de fruta nos néctares de uva e laranja a partir deste mês.

Segundo essa  nova regra, que entra em vigor no próximo dia 31, o percentual passa de 30% para 40%, chegando a 50% já a partir de 31 de janeiro de 2016, ou seja, as empresas têm um ano para se adaptar às mudanças. Além de ser uma resposta do Mapa aos pedidos de produtores de frutas, a mudança é uma adaptação dos padrões brasileiros à legislação internacional expressa no Codex Alimentarius (Código Alimentar), documento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O Brasil é signatário do código e autor do capítulo sobre néctares. “Quem ganha com isso é o consumidor, que terá uma bebida com mais conteúdo de fruta, mais autêntica, original e com menos mistura. O impacto também será positivo na cadeia produtiva, com uma demanda maior de variedades de uvas híbridas e americanas”, avalia o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho, Carlos Paviani.

percentual-minimo-de-suco

Desde o mês de dezembro do ano passado, o consumidor já pode perceber algumas diferenças nas embalagens. As novas regras do Mapa também determinam a obrigatoriedade de informar os percentuais de ingredientes nos rótulos de bebidas não alcoólicas. O objetivo é tornar claro os percentuais mínimos de suco de fruta, suco vegetal ou polpa de fruta presentes nos produtos.

Qual a diferença entre suco, polpa e néctar?
Tomemos por exemplo um dos sucos mais consumidos no Brasil, o suco de uva. Suco 100% integral é aquele composto de 100% uva, sem adição de água e açúcar na sua concentração natural. Já o suco 100% é 100% uva, sem adição de corantes ou aromatizantes, reconstituído com adição de água. Bebida/Refresco contém 30% de fruta, diluído em água, adoçado, colorido e aromatizado artificialmente. O néctar agora é feito a partir de 40% de uva, diluído em água e adoçado. E o suco em pó pode até não conter uva em sua composição.

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *