A exposição “Percursos Urbanos” por Zé Tarcísio apresenta 21 obras inéditas na galeria do Palácio da Abolição
Percursos Urbanos por Zé Tarcísio é a exposição que entra em cartaz na galeria do Palácio da Abolição com abertura para convidados nesta quinta-feira (20) de fevereiro e visitação pública gratuita a partir do dia seguinte (ver sobre visitação no serviço).
A convite da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, o artista cearense apresenta 21 obras inéditas, sob curadoria do próprio Zé Tarcísio e produção de Luis Carlos Sabadia. Percursos Urbanos traz uma série de paisagens em acrílicos sobre tela que brincam com a perspectiva.
São 15 grandes quadros (de 3m x 1.80m), que tomam o espaço da galeria do Palácio, enquanto outras seis (06) obras no tamanho médio de 95 cm x 65cm ocupam a sala menor, dentro da mesma área.
Nascido em Fortaleza, Zé Tarcísio expressa suas artes por cá e pelos mundos vizinhos. Para a mostra Percursos Urbanos, cuja temática central são as paisagens da cidade natal do artista (em suas mudanças, interferências, registros de momentos e movimentos), em que leva cada obra a se transformar em múltiplas impressões.
A partir da trompe-l’oeil (técnica que usa truques de perspectiva para criar ilusão óptica na mostra de cenas ou formas que não existem de fato), as pinturas ainda se afinam em expressões no uso seleto de cores, em cartela com tons de preto, branco e cinza.
As perspectivas criadas são outra instigação ao espectador para olhar prolongadamente por cada quadro, e assim descobrir novas imagens. “A obra puxa conversa com quem a olha”, expõe o artista, que invoca ao público ‘uma provocação visual’.
Serviço:
Exposição: ‘Percursos Urbanos’ por Zé Tarcísio
Abertura para convidados: dia 20 de fevereiro de 2014 (de 20h às 23h).
Visitação pública gratuita: a partir de 21 de fevereiro ao longo de 2014.
Local: Galeria do Palácio da Abolição
Entrada: Rua Silva Paulet, 540 – Meireles.
Telefone: (85) 3466-4981.
Fotos: Reprodução