Todos nós temos vários traços de personalidade que podem ser apontados como características nossas. Assim como tudo nessa vida, eles são julgados como bons ou ruins de se apresentar. Por exemplo, ser organizado é bom e ser bagunceiro é ruim, ser otimista é bom e ser pessimista é ruim.
Porém, isso não é bem assim. Alguns traços de personalidade julgados como ruim também podem trazer algum tipo de benefício para nós, e nós do portal No Pátio fomos descobrir que traços são esses e por que podem nos fazer bem. Vamos conferir?
Ser bagunceiro – Os bagunceiros são sempre muito julgados, principalmente porque as pessoas costumam confundir bagunça com indisciplina e também com sujeira. O que não é verdade. Pesquisas já mostraram que pessoas que tem seus locais de trabalho desorganizados são mais propensos a serem criativos e a correrem mais riscos. Um pouco de bagunça pode até ser inspirador, mas não vale se esquecer da limpeza!
Ser egoísta – Ser daquelas pessoas egoístas que só pensam em si e nunca podem ajudar a ninguém realmente é muito ruim. Porém, em alguns momentos pensar apenas em si mesmo e aprender a dizer não é necessário. Fazer sempre tudo por todo mundo vai consumir tanto de seu tempo, seu humor e sua energia que vai acabar não sobrando nada para você, e você ainda corre o risco de ser feito de besta por pessoas que só se aproveitam da sua boa vontade. É bom que apenas algumas vezes você se dedique mais a seus projetos pessoais e às coisas e pessoas que realmente importam para você. Você tem que ajudar a si mesmo a fim de poder ajudar os outros.
Ser tímido – Timidez geralmente é visto como um sinal de fraqueza e de falta de confiança, mas ela também tem suas vantagens. Claro que timidez em excesso pode fazer com que você perca algumas oportunidades, porém as pessoas tímidas tendem a ser mais reflexivas e atentas do que as menos tímidas e são, muitas vezes, melhores ouvintes também.
Ser distraído – Muita gente acha que pessoas distraídas não são capazes de se concentrar. A distração pode atrapalhar sim, mas também pode ajudá-lo a ser mais criativo. Quando não estão focados, os distraídos consideram uma ampla gama de informações e pensam mais “fora da caixinha”. Foco e distração ambos desempenham papéis importantes na nossa vida, e uma coisa sem a outra pode limitar muito nossas possibilidades.
Ser insensível – Um pouco de insensibilidade pode ajudá-lo a aprender a aceitar críticas sem levar para o lado pessoal. Com isso, você pode de fato melhorar.
Ser pessimista – Ninguém gosta de uma pessoa que só pense o tempo todo no pior do seu lado, mas um pouco de pessimismo pode ser bom. Pensar em tudo o que poderia dar errado ajuda você a se planejar melhor para essas situações e, finalmente, evitá-las. Há também quem pense que o pessimismo ajuda as pessoas a lidar com a perda, se isso chega a acontecer – pois os pessimistas já estão esperando o pior. No entanto, é melhor não ser fatalista, e sim saber dosar as coisas.
Devemos lembrar que, mesmo sabendo que esses sentimentos tem um lado bom, exageros são ruins. Assim como se forçar a ser de um jeito ou sentir algo só para que possa se beneficiar das coisas boas que certas atitudes e sentimentos podem nos trazer.
Fotos: Reprodução