Durante os nove meses de gestação, a mulher vê seu corpo se transformar a cada dia e aguarda com ansiedade a chegada do bebê. São meses inesquecíveis! Porém, neste período tão especial na vida da mulher, infelizmente ela fica mais suscetível a um probleminha bastante incômodo: as hemorroidas.
Falar sobre esse assunto ainda parece um tabu. As pessoas se sentem desconfortáveis, têm vergonha e acabam omitindo o assunto e postergando a procura pela resolução do problema. Mas, antes de qualquer coisa é preciso esclarecer: Mesmo que a mulher jamais tenha tido hemorroidas anteriormente, é possível que durante a gravidez ela sofra com esta doença.
Na maior parte dos casos, as hemorroidas surgem no último trimestre da gestação, mas diminuem ou desaparecem no período pós-parto. Existem dois fatores que propiciam o surgimento dessa patologia nas gestantes: a prisão de ventre e o aumento do peso. A prisão de ventre é uma das queixas mais freqüentes entre as mulheres grávidas, e quando o intestino não está regulando bem as fezes geralmente ficam endurecidas. Este endurecimento gera uma grande dificuldade para evacuar e, ao fazer força para defecar, aumenta-se a pressão nas veias da região do ânus.
Como prevenir?
Nem sempre é possível evitar, mas dá para amenizar os efeitos. A primeira coisa é nunca forçar a evacuação. Esse esforço excessivo pode precipitar o aparecimento do problema. Além disso, é fundamental prevenir a prisão de ventre durante a gestação. Como? Fazendo atividade física regular, sempre com orientação médica, e se alimentando de forma adequada, o que significa beber bastante líquido e comer alimentos ricos em fibras, como frutas, grãos, verduras e legumes.
Como tratar?
O obstetra pode fazer o acompanhamento do problema. Em geral, ele começa tratando a prisão de ventre. Outra medida importante é fazer a higiene da região com duchas próprias ou no banho, nunca com papel higiênico. A atividade física também é importante porque melhora a circulação e o movimento peristáltico do intestino. Pode ser hidroginástica, caminhada, ioga e até ginástica na academia, mas sempre com supervisão médica.
Permanecer calada sobre o problema é um erro! As hemorroidas podem ser mais incômodas e criar problemas durante aquele que deveria ser o período de espera mais bonito e emocionante na vida de uma mulher. Portanto, deixe a vergonha de lado, converse com seu médico e se livre desse mal.
Fotos: Reprodução.