Agora foi comprovado! O chá verde pode ser um aliado na perda de peso e na diminuição da gordura corporal. A afirmação é o resultado de uma pesquisa realizada por Gabrielle Aparecida Cardoso, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.
“Seu consumo aliado à prática de exercício físico auxilia na redução do triglicérides, ganho de força muscular, ganho de massa magra e na redução da massa gorda”, explica Gabrielle.
Além de proporcionar uma mudança na composição corporal, o consumo do chá verde, aliado aos exercícios, auxilia na utilização da gordura corporal como fonte de energia e no aumento da massa magra.
“O aumento da força muscular é maior quando o chá verde é consumido antes da prática dos exercícios propostos,” afirma a pesquisadora.
O chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo e possui uma grande quantidade de compostos que trazem vários benefícios à saúde. Dentre eles a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhoria das funções fisiológicas, efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta, aumento da densidade mineral óssea, entre outras.
Segundo o estudo, ingerir o extrato também suprime a utilização de carboidrato, que gera aumento na quantidade de glicogênio no músculo, auxiliando o aumento da resistência na corrida, e por se ter menos lactato, há uma maior disposição física para continuar o exercício físico. Portanto, na hora de perder aqueles quilinhos, fique atento! Quem sabe o chá verde pode te ajudar!
Foto: Reprodução