Chegada da tocha olímpica em Fortaleza terá festa
6 de junho de 2016
5 filmes inspirados em games
6 de junho de 2016

O mês de nascimento pode influenciar nas doenças que você poderá adquirir?

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Columbia, em Nova York, constatou que é possível saber quais são as enfermidades que uma pessoa está sujeita a adquirir ao longo da vida baseando-se em sua data de nascimento. Mas será mesmo que o mês de nascimento das pessoas pode interferir nos problemas de saúde que ela pode vir a ter? Vamos entender melhor!

Tendo como base laudos médicos de 1,7 milhão de pacientes que foram atendidos no hospital da universidade entre 1985 e 2013, a equipe de cientistas americanos descobriu, através de um algoritmo, 55 doenças correlacionadas à época em que cada indivíduo nasceu.

Em pesquisas anteriores já haviam sido identificadas ligações que determinavam que, dependendo da estação do ano em que a pessoa nasceu, ela seria mais propícia a desenvolver doenças como a asma, por exemplo.
doenças21Resultados como o deste tipo de pesquisa motivaram a equipe de cientistas de uma das mais conceituadas universidades do mundo a avaliar a ligação entre a data de nascimento e 1.688 doenças. O professor Nicholas Tatonetti acredita que os resultados da investigação – publicados no Journal of American Medical Informatics Association – podem ajudar na descoberta de novos elementos de risco para certas epidemias, o que pode também contribuir com a aceleração do desenvolvimento de novos tratamentos.

A partir dos dados obtidos através do estudo, os cientistas revelaram que os nascidos em maio têm menor chance de desenvolver doenças do que aqueles nascidos em outubro, que se mostram mais propensos a contrair enfermidades.

O resultado expôs também que existe uma forte conexão entre nove tipos diferentes de problemas cardíacos em pessoas que são do hemisfério sul e nasceram entre o final do verão e o início do outono.

O No Pátio listou abaixo as doenças que podem se relacionar com o mês do nascimento de acordo com a pesquisa. Vamos conferir?

Janeiro: hipertensão

Fevereiro: câncer de pulmão

Março: insuficiência cardíaca, arritmia, distúrbio da válvula mitral

Abril: angina

Maio: mês sem doenças associadas

Junho: angina severa

Julho: asma

Agosto: mês sem doenças associadas

Setembro: vômitos

Outubro: picadas de insetos, doenças sexualmente transmissíveis, infecções respiratórias

Novembro: não há risco aumentado de doenças; mas há menos chance que os demais de apresentar arritmia, distúrbio da válvula mitral, câncer de pulmão e TDAH

Dezembro: hematomas

E você? Concorda com a pesquisa? Se formos levar os dados analisados em conta, os nascidos no mês de agosto é que são mesmo os mais saudáveis e sortudos, não é mesmo?

 

 

Fotos:Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *