Pesquisa revela que corpo em “formato de maçã” indica risco aumentado de diabetes

Comportamento|Pesquisas|Saúde

Tronco e ombros largos, costas, cintura e seios volumosos, braços, pernas e quadris mais estreitos. Se assim como Queen Latifah, Oprah Winfrey e a atriz brasileira Fabiana Karla você se encaixa nessa descrição, é bom ficar bem atenta a sua saúde. Isso porque um estudo publicado recentemente na revista “Journal of the American Medical Association” (JAMA) sugere que pessoas geneticamente predispostas a armazenar gordura na barriga, ou a ter um tipo de corpo em formato de maçã, podem enfrentar um maior risco de diabetes tipo 2 e de doença cardíaca.

De acordo com os pesquisadores, a composição genética de uma pessoa pode causar problemas de saúde ao longo do tempo. “As pessoas variam na sua distribuição de gordura corporal – algumas têm mais gordura na barriga, o que chamamos de adiposidade abdominal, e algumas nos quadris e nas coxas”, disse um dos autores do estudo, Sekar Kathiresan, professor associado de Medicina na Harvard Medical School.

Para chegar a essa conclusão os pesquisadores examinaram seis estudos realizados de 2007 a 2015, incluindo cerca de 400 mil participantes cujos genomas foram analisados. Através dessas análises foram identificadas 48 variantes genéticas associadas à relação cintura-quadril, resultando em uma pontuação de risco genético.

Com isso, eles descobriram que as pessoas com certos genes que os predispõem a uma maior razão cintura-quadril também apresentavam níveis mais altos de lipídios, insulina, glicose e maior pressão arterial sistólica, assim como um maior risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardíacas.

Para Connor Emdin, pesquisador do Hospital Geral de Massachusetts, as descobertas poderiam um dia levar ao desenvolvimento de medicamentos destinados a combater a gordura na barriga, e talvez diminuir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

→ Se livrando do corpo em formato de maçã

Para perder a gordura na barriga é recomendado comer alimentos saudáveis, mas investir nos termogênicos é uma boa forma de eliminar a gordura localizada na região abdominal mais rápido. E claro, não esquecer que a prática esportiva é essencial para um estilo de vida mais saudável.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter