Pesquisa revela que morar junto iguala sistema imunológico dos casais

Ciência|Comportamento|Vida a dois

Depois que o romance vira namoro sério morar junto e planejar filhos parece uma sequência tão óbvia quando ficar adulto e trabalhar. Se esses importantes passos no relacionamento vêm marcando presença constantemente em seus pensamentos, saiba o que a mais nova descoberta da ciência revela sobre isso.

Cientistas da Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, afirmam que apenas 25% do nossos sistema imunológico depende do nosso DNA. Sim, mas o que isso tem a ver com morar junto e ter filhos? De acordo com os pesquisadores, viver com outra pessoa e ter um filho não só muda a forma de encarar o relacionamento, como também provoca grandes transformações no organismo do casal quando a vida a dois passa a ser a três.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram o sistema imunológico de 670 belgas. A constatação foi que casais que tiveram um filho e moram juntos possuem um sistema imunológico 50% mais parecido do que as demais pessoas. Ou seja, eles têm os mesmos tipos de células imunológicas, e possuem resistência às mesmas doenças.

Morar junto 2

Esse igualamento do sistema imunológico é causado pelo bebê. “Não é particularmente bonito de se imaginar, mas a forma mais fácil de transmitir bactérias intestinais é via fecal-oral – e ambos os pais podem estar trocando a fralda do bebê”, conta Liston, um dos pesquisadores. Além disso, os cientistas afirmam que apenas 25% do nosso sistema imunológico depende do nosso DNA, o resto vem de fatores externos, como as já citadas bactérias, a alimentação, estresse, e até mesmo privação de sono. Dessa forma, o corpo do casal vai se adaptando conforme vai passando pelas mesmas situações juntos.

Para quem acredita em almas gêmeas esse é um bom argumento: O casal é tão parecido que passaram a ter até o sistema imunológico semelhante. Morar junto e ter filhos tem algumas particularidades que realmente só a ciência explica.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter